Saúde: Ação do PSE sobre alimentação saudável e saúde bucal no NEI Deodoro de Mendonça
Na manhã desta quinta-feira, 21, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, recebeu uma ação sobre alimentação saudável e saúde bucal realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
A ação faz parte da programação prioritária do PSE junto às 77 escolas e NEI’s pactuados. Somente no primeiro semestre deste ano, serão realizadas cerca de 400 atividades . A odontóloga Isabel Cristina Salame faz parte da equipe do programa e foi responsável por falar sobre saúde bucal, adequando a temática à faixa etária das crianças, entre 3 e 5 anos, abordando a importância da escovação de dentes e língua e o uso de fio dental. Além disso, os alunos passam por escovação supervisionada e recebem kits de saúde bucal.
“Quando trabalhamos nos NEI’s, a gente adapta a nossa linguagem para eles. Trabalhamos de forma lúdica, levamos teatro, temos os nossos materiais demonstrativos, trabalhamos muito no visual porque é isso que chama atenção da criança nessa idade. Nós focamos nas informações a respeito da higiene bucal para prevenção das doenças da boca, principalmente a cárie”, explica.
O PSE existe há mais de 16 anos em Marabá e trabalha 14 eixos temáticos relacionados à saúde e bem-estar dos alunos nas escolas e núcleos de Educação Infantil de Marabá. Atualmente são 77 escolas pactuadas, incluindo da rede estadual de ensino.
Para Tarcilene Varela, coordenadora do PSE em Marabá, as ações junto ao público infantil são necessárias porque as crianças ajudam a difundir as informações repassadas a elas.
“É muito importante porque eles conseguem absorver essas informações quando a linguagem é diferenciada. Eles levam para casa, conseguem levar para os pais e trazem os pais à realidade. Eles conseguem absorver as informações e levar para a vida”, comenta.
A programação contou com a participação das equipes do PSE e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, que é a unidade de referência do NEI dentro do programa.
A equipe preparou um teatro com bonecos para conscientizar as crianças sobre a alimentação saudável, além de desenhos e objetos fazendo referência às temáticas abordadas por meio de demonstrações.
A gerente da UBS Demósthenes Azevedo, Rosângela Martins, explica que atualmente a unidade é responsável pelas ações do PSE em quatro escolas na Marabá Pioneira. As ações são programadas com 15 dias de antecedência buscando a melhor forma de apresentar as temáticas desenvolvidas.
“Nós pensamos em como levar essas informações, que elas precisam sair do papel, mas com uma linguagem clara, objetiva e que tenha resultado porque o resultado a gente vê quando a criança leva a informação para casa”, observa.
Quem participou da programação foi a coordenadora do PSE Estadual, Vera Bertagnoli, que elogiou a atuação do PSE em Marabá.
“Sem dúvidas, a gente tem que parabenizar Marabá pelos resultados alcançados. É um programa que dá um impactos muito grande, não só em dados como os indicadores do estado e, claro, do município, mas como impacta na vida das crianças, adolescentes e jovens e das próprias famílias. É um programa que, quando bem trabalhado, e Marabá está fazendo isso muito bem, os resultados são fantásticos”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom