Saúde: SMS inicia campanha de vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde
Crianças de até 5 anos, idosos a partir de 65 anos, gestantes, servidores da saúde, professores e puérperas de até 45 dias pós-parto, já podem se dirigir às Unidades de Saúde para se vacinar contra a gripe (Influenza A). A campanha de vacinação iniciou nesta quarta-feira (17), se estende até o dia 31 de maio e tem a meta de vacinar 56 mil pessoas do grupo de risco.
Uma das Unidades de Saúde movimentadas no primeiro dia de vacinação foi a UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá, onde Thiago Rodrigues de Araújo, tratou de levar o filho, Pietro Gabriel de 10 meses de idade, para ser imunizado logo nas primeiras horas do dia. “Como trabalho a noite e minha esposa de dia, eu trouxe para que ele fique imunizado e prevenido contra doença. Todas as vacinas dele estão em dia”, garantiu.
Segundo a técnica de Enfermagem Maria de Fátima, da UBS Demósthenes Ayres de Azevedo, o primeiro dia teve boa procura na unidade, mas a tendência é aumentar nos próximos dias. Geralmente a demanda normal da UBS é elevada e chega a vacinar cerca de 100 pessoas neste período.
A autônoma Elza dos Santos Barreto, de 55 anos, valoriza a importância da vacinação e também não esperou para pegar fila. Segundo ela, o atendimento foi rápido e tranquilo. “Gosto de vir logo para ficar imunizada e não pegar fila. Eu tinha rinite e sinusite, mas há 5 anos tomo a vacina e não tive mais crises e nunca mais gripei”, conta.
Capacitação
Na manhã de ontem (16) os servidores da saúde participaram de uma capacitação de preparação para atuarem durante a campanha de vacinação.
O dia D de vacinação será realizado no dia 4 de maio e todas as unidades e outros pontos estarão funcionando para atender a população. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas.
“É muito importante a vacinação para estarmos livres do vírus do H1N1, que é o vírus principal. Esse grupo de risco é mais vulnerável a esse vírus. O risco de morte é muito grande e é preciso estar imune a esse vírus”, explicou Sabrina Acioly, diretora da Vigilância em Saúde.
Texto: Jéssika Ribeiro e Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio