
Saúde: Programa de suplementação para crianças garante Vitamina A nas UBS de Marabá
As Unidades Básicas de Saúde de Marabá (UBS) fazem parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A do Ministério da Saúde. O objetivo do programa é suplementar o nutriente em crianças de seis a 11 meses, e de um a cinco anos, a fim de prevenir avitaminose, xeroftalmia e cegueira de origem nutricional.
Desde o pré-natal, a equipe de saúde realiza as orientações às gestantes sobre o calendário de vacinas e vitaminas que o bebê precisará receber. O Ministério da Saúde preconiza que a administração da vitamina seja de 100.000UI, em dose única ou profilática, para crianças de 6 a 11 meses, e de 200.000UI para crianças de um a cinco anos, a cada seis meses.
A coordenadora de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nayane Volff, pontua o alcance do programa e a importância da suplementação da vitamina.


“O programa funciona em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto na zona rural como na zona urbana. A gente recebe a Vitamina A da Secretaria de Estado e distribui mensalmente. A vitamina ajuda no sistema imunológico, na visão, ganho de nutrientes. É importante a gente enfatizar, que os enfermeiros, os médicos, que estão sempre orientando os pais em relação à alimentação equilibrada e saudável, junto com a suplementação de Vitamina A”, destaca.
A gerente da UBS Mariana Moraes, no bairro KM-7, Emanuele Sobrinho, reforça o trabalho de conscientização feito pelas equipes da unidade para garantir que o público-alvo seja alcançado. Na UBS, já foram administradas 271 doses de Vitamina A em 2025.


“Os agentes comunitários também fazem educação continuada dentro da área de cada um deles. Além disso, quando a criança chega para fazer a vacinação em que os técnicos, na sala de vacina, verificam a carteirinha da criança, orientam as mães, em caso de faixa etária, para realizar a vitamina”, ressalta.
De acordo com dados da SMS, em 2024, foram 14.673 doses de Vitamina A administradas nas UBS do município.
Dayane de Souza é nutricionista e foi levar a filha, Eloise, de 7 meses, para receber o nutriente na UBS Mariana Moraes. Ela, como ninguém, sabe a importância da vitamina e de sempre colocar a saúde e a caderneta de vacinação da filha em dia.


“Esse programa é de suma importância porque a Vitamina A vai ajudar na prevenção de muitas doenças, principalmente da visão. A Vitamina A está em alguns alimentos como cenoura, abóbora, alimentos que podem ajudar nessa prevenção. Mas a vitamina está disponível nas unidades de saúde. É importante que as famílias tragam seus filhos para começar essa prevenção. Para mim, é importante a questão de estar com a caderneta da criança atualizada. Então, é importante para a saúde da criança, para prevenção de doenças, de alguma outra complicação de saúde”, comenta.
Para ter acesso à Vitamina A para a criança, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para obter mais informações.



Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Artur Constantino, sob supervisão
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL