Saúde: Comunidade marabaense atualiza cadernetas de imunização, no Dia Nacional da Vacinação
De janeiro a outubro, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou 127.838 mil imunizações em todo o município
Hoje, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data importante para que a população compreenda a importância dessa medida para a prevenção de doenças. Nesta data, no ano de 1973, foi criado no Brasil o PNI (Programa Nacional de Imunização), que atualmente é considerado um dos maiores do mundo.
A data busca conscientizar as pessoas quanto a importância das vacinas e de manter o calendário de vacinação atualizado. Manter as vacinas em dia é fundamental para diminuir a incidência de algumas doenças na população.
O PNI disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS, 48 imunobiológicos: 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.
Diariamente, as Unidades de Saúde em todos os bairros recebem centenas de pessoas para atualizar o seu calendário vacinal e fortalecer a sua imunização. No bairro da Marabá Pioneira, a manicure Sônia Cardoso levou o filho para receber o imunizante, como prescreve o Ministério de Saúde.
“É muito importante, pois a criança imunizada é mais sadia. É muito bom para a saúde das crianças ficar em dia com a vacinação”, destaca Sônia Cardoso.
O motorista Rogério Lopes buscou a UBS Enfermeira Zezinha, na Nova Marabá, para atualizar sua caderneta de vacinação, pois ele explica que viaja para muitos estados e precisa sempre estar bem imunizado.
“É importante para a nossa saúde e já era para ter tomado há mais tempo, pois viajo muito e precisamos estar imunizados. Serve para proteger nossa saúde e vale a pena tomar a vacina”, declara Rogério Lopes.
Nas unidades de saúde é mantida uma oferta necessária para a população, onde é feito todo o controle de entrada e saída das vacinas que são oferecidas pelo governo federal através do Ministério da Saúde. De janeiro a outubro, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou 127.838 mil imunizações em todo município.
“A vacina chega e observamos a temperatura da caixa da entrega dessa vacina. Essa observação já começa desde a chegada da vacina E a gente recebe dar entrada no sistema de controle que a gente trabalha. E aqui todo dia a vacinação é feita e atualmente estamos com maior fluxo de pessoas em razão das campanhas e pesagem do bolsa família. A vacina é muito importante e as mães têm que se conscientizar disso, principalmente como nós estamos hoje, com tantos vírus novos, tantas doenças novas, então a vacinação, a imunização é muito importante”, explica Vanderly Sena Silva, Técnica em Enfermagem, da UBS Joao Batista Bezerra, bairro Santa Rosa.
O Brasil conta com um dos maiores programas de imunização do mundo, oferece 48 diferentes imunobiológicos para toda a população, gratuitamente. Uma grande estratégia de saúde pública, as vacinas estimulam o sistema imunológico e protegem contra doenças. Nos últimos anos, o mundo experimentou a importância e a necessidade da vacina, fundamental para controlar a pandemia causada pela COVID-19.
A médica infectologista Cláudia Dizioli Franco Bueno explica que a vacina faz parte da vida da população desde o século XVIII quando a varíola era a maior ameaça da humanidade. Naquela época, Edward Jenner, responsável pelo experimento, mostrou que ao inocular uma secreção de uma pessoa com a doença em outra pessoa saudável, esta desenvolvia sintomas muito mais leves e tornava-se imune.
“A descoberta da vacina, foi um grande advento para a humanidade, foi em 1796 e a partir de então foram começadas as produções de vacinas de várias doenças, e isso salvou realmente milhares de vidas. O Programa Nacional de Imunizações do Governo Federal tem 51 anos, ele tem mais de 45 mil biológicos públicos, é um programa muito bom. É um programa muito rico em relação até aos outros países, porque muitos países não tem vacina pública como a gente tem aqui, nosso programa é um dos melhores que tem do mundo”, explica a médica Cláudia Bueno.
O desenvolvimento das vacinas representa um grande avanço na medicina. Por meio delas, diminuem-se os gastos com internações e medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, esses agentes imunizadores são importantes armas na luta para a erradicação de doenças.
“Se hoje nós temos um grande poder de imunização por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é porque há mais de 200 anos, iniciamos essa trajetória de triunfo da ciência”, enfatiza Dra. Cláudia Bueno.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio