Saúde: UBS Jaime Pinto faz mais de mil atendimentos por mês
Todos os meses, milhares de pacientes passam pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto. O postinho, que passou por uma reforma há pouco mais de um ano, conta hoje com 06 consultórios, sendo 01 odontológico, sala de coleta do PCCU, sala de triagem, sala de vacina, sala de procedimentos, gerência, sala do e-SUS para utilização dos agentes comunitários de saúde (ACS), farmácia, auditório, sala de esterilização e expurgo.
Apenas em maio foram realizados 923 atendimentos médicos no espaço, além de 497 atendimentos de enfermagem e 211 odontológicos. Cada consultório dispõe de um computador e o sistema está funcionando através do prontuário eletrônico. O que agiliza os atendimentos e as informações para os servidores e pacientes.
“A reforma veio para organizar o trabalho, dividir os consultórios, tornando o atendimento hoje mais organizado e informatizado com o Prontuário Eletrônico. Facilitou tudo, permite o acompanhamento, caso ele tenha sido atendido em outra Unidade. Temos acesso ao histórico para dar continuidade à conduta, melhorou a qualidade do atendimento e acesso às informações”, destaca a enfermeira Sílvia Kelly que atua na UBS há mais de 11 anos.
Ela conta que atende em torno de 20 pacientes por dia e que as demandas mais comuns são de gestantes e crianças. “Mas temos também um público muito grande de mulheres que procuram o preventivo. Funcionamos com equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e atenção primária. Eu sou da atenção primária e fico na UBS atendendo demanda espontânea”, esclarece.
A gerente da UBS Jaime Pinto, Pâmela Galvão, conta que hoje a UBS oferece todos serviços de atenção primária com atendimento médico, enfermagem, odontológico, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e hanseníase, planejamento familiar, início de pré-natal, teste do pezinho, retirada de pontos, verificação de sinais vitais, Pressão Arterial, testes de HIV, sífilis, sala de vacina, Programa Saúde da Mulher.
A UBS também dispõe de três equipes para o programa de visitas domiciliares, que realizam as visitas semanalmente, de acordo com o cronograma. Entre as áreas abrangidas estão Novo Horizonte, Belo Horizonte, São Miguel, Vale do Itacaiúnas. “Temos um quadro do Agentes Comunitários de Saúde que acompanham esse crescimento das áreas, porque as áreas estão sempre aumentando, mas são acompanhadas pelas estratégias”, comenta Pâmela.
Ela também fez um apelo para que a população não deixe de aderir às campanhas de vacinação de gripe, sarampo e covid que estão acontecendo. “Precisamos estar com o calendário em dia para prevenir doenças que podem provocar transtornos bem maiores. A comunidade precisa entender essa importância. A atenção básica tem sobretudo esse papel de proteção e prevenção.”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: