O trabalho das equipes será de segunda a sexta, das 8h às 12h e deve durar 30 dias na zona urbana

Durante a manhã desta segunda-feira, a população da Folha 18, Folha 1, bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida receberam as equipes da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos no município, de casa em casa. A ação iniciou no dia 16 e continua durante 30 dias em todos os núcleos da cidade. O trabalho das equipes acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e deve durar em média 30 dias na Zona Urbana. Após esse período, será a vez da Zona Rural receber a cobertura vacinal. Segundo a coordenação do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ), até o momento, 5.553 animais já foram imunizados, entre cães e gatos.

Além dos agentes de combate de endemias do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), a campanha tem apoio do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), estagiários de Medicina Veterinária e um médico veterinário para prestar suporte quando necessário.

Conforme a coordenadora de uma das equipes, Márcia Braz, diariamente, há uma força tarefa intensa por parte dos profissionais que se dividem em duas equipes de 20 a 24 pessoas cada uma. Porém, é fundamental que a população fique atenta e receba os agentes, para que haja a cobertura completa da campanha anual.

Márcia Braz, coordenadora de uma das equipes

“A gente traz diariamente em média 75 doses, além das doses reservas caso seja necessário. Ou seja, sempre temos imunizantes suficientes para a população. Por isso a gente pede que nos recebam, divulguem a seus vizinhos e a quem for preciso sobre a campanha, pois Marabá é um dos poucos municípios onde a gente vai até você, de casa em casa”, orienta.

Para uma das moradoras da Folha 18, Erbene Silva, que recebeu as equipes nesta manhã, É um trabalho fundamental para manter a saúde dos pets em dia.

Erbene Silva, moradora da Folha 18, aproveitou para imunizar seu pet

“É ótima essa campanha deles e temos que recebê-los bem para imunizar nossos animais. O meu cão já está vacinado pela segunda vez”, afirma a dona de casa.

A campanha anual é voltada para animais saudáveis com mais de 3 meses de vida. Animais doentes ou em tratamento, assim como fêmeas prenhas com mais de 30 dias de gestação, devem aguardar a recuperação e um período adequado para receber a vacina, evitando estresse que possa prejudicar a saúde.

Serviço
O CCZ fica localizado na Avenida 2000, S/N – Belo Horizonte, Marabá. O telefone é (94) 3324-4411 (Whatsapp).

Texto: Sávio Calvo
Fotos: Wellen Oliveira