A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde de Marabá. Na manhã desta quinta-feira, 10, pessoas dos grupos prioritários estiveram nas unidades para imunização.

Na UBS Mariana Moraes, bairro Km 7, a aposentada Maria Gorete, 73 anos, procurou a UBS para se imunizar e falou da importância de se manter protegida.

Aposentada Maria Gorete aproveitou para imunizar-se contra gripe

“Devemos sempre procurar a vacina para aumentar a proteção, é muito importante”, explica.

O técnico de Enfermagem Diego Fernandes, explica que essa vacina evita problemas mais graves em decorrência da doença.

Técnico de Enfermagem Diego Fernandes

“É muito importante o paciente se dirigir a qualquer unidade para tomar a vacina da gripe, pois ela previne formas mais graves da doença, um vírus que pode levar até a morte se a pessoa não for bem cuidada. A nossa campanha vai até dia 26 de outubro”, destaca.

Além dos idosos, são atendidos dentro dos grupos prioritários, as gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medida socioeducativas e população privada de liberdade.

Na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23, o movimento foi considerado tranquilo. Mas a equipe da UBS aguarda maior movimento na semana que antecede o período final da campanha, previsto para acontecer no próximo dia 26 de outubro.

Luciene Santos, Gerente da UBS Enfermeira Zezinha

“A secretaria de Saúde junto com as UBS convidam a população de Marabá, a vir se vacinar contra a influenza. A importância da vacina é essencial, é vital e não deixe para última hora”, alerta Luciene Santos, Gerente da UBS Enfermeira Zezinha.

Em Marabá, já foram aplicadas, até o dia 10 de outubro, 12.894 doses da vacina, num total de 80.714 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde vai anunciar as datas que serão atendidos os demais públicos da campanha.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio