Saúde: Vacinação contra Covid-19 está disponível em todas as UBS de Marabá
O aposentado Mário Braga, 64 anos, morador da Folha 6, Nova Marabá, sempre busca atualizar a carteira de vacinação e procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, na Folha 11, para ser vacinado contra a Covid-19. Atualmente, todas as UBS do município estão abastecidas com o imunizante.
“Eu gosto sempre de prevenir. Desde quando começou a vacina, no início da Covid, eu sempre me preparei. Na primeira dose, amanheci o dia na fila e enquanto tiver eu estou tomando. Sou cadastrado nesse posto e gosto sempre de procurar. Eu acho que para mim e para todos é se prevenir. Estando vacinado, você previne de qualquer doença”, afirma Mário Braga.
Atualmente, as vacinas fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Dentro desse plano, a vacinação é voltada para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos e gestantes. Segundo o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), a cobertura vacinal nesses grupos, que fazem parte do PNI, alcançou 57%. A meta do Ministério da Saúde é 90%.
Para além desses públicos, a orientação do Ministério da Saúde é que a imunização alcance também os seguintes grupos prioritários: pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
É importante ressaltar que os empregadores não podem mais exigir a vacinação contra a Covid-19 para admissão.
Outra orientação é quanto aos efeitos colaterais dos imunizantes. A técnica de enfermagem Solane Santana, que atua na sala de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) João Batista Bezerra, ressalta que as pessoas sempre são orientadas a tomarem a vacina somente quando estiverem em bom estado de saúde.
“Orientamos que o paciente esteja bem porque se a pessoa vier tomar a vacina contra Covid tendo algum sintoma, pode ser que o grau dos sintomas aumente e, às vezes, nem é da vacina, e pode achar que sim, mas ele já está com a imunidade baixa, vai dar uma reação a mais”, explica Solane Santana.
Em dezembro de 2024, o Ministério da Saúde atualizou as estratégias de vacinação contra a Covid e adicionou um novo imunizante, Zalika/Serum. Diante disso, a SMS realizou em janeiro, capacitação para cerca de 60 técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacinação do município. Foram realizadas orientações sobre administração dos imunizantes, diluição, tempo de abertura dos frascos e grupos prioritários.
A coordenadora de Imunização da SMS, Claudenise Santos, convida os segmentos que estão dentro do PNI – idosos, gestantes e crianças – e os grupos prioritários a se imunizarem.
“A gente chama a comunidade para procurar as Unidades Básicas de Saúde e realizarem sua vacinação. A vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as UBS para os grupos que se encaixam. Então, idosos, crianças e gestantes, procurem as unidades, realizem sua vacinação para se protegerem das formas graves, de possíveis internações hospitalares relacionadas à Covid-19”, enfatiza.
Serviço
A vacinação contra a Covid-19 pode variar entre as UBS, por isso a recomendação é que as pessoas interessadas busquem informações na unidade mais próxima para saberem quais dias e horários. As UBS funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e cartão SUS.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite