SEAGRI ATENDE MAIS DE 50 AGRICULTORES COM MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
Diante de uma demanda crescente por terraplenagem, gradagem e aração de terrenos para plantio, e 80% do maquinário parado, por falta de manutenção, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) tem feito o possível para atender quem dela necessita. Mesmo funcionando precariamente, no período de janeiro a abril deste ano, cerca de 52 agricultores, em 16 comunidades e algumas instituições oficiais foram beneficiados com mecanização agrícola.
De acordo com Adailton Sá, secretário municipal de Agricultura, no momento, funcionam dois tratores e uma retroescavadeira. Outros oito tratores agrícolas e um caminhão aguardam processo licitatório, via Secretaria de Obras (Sevop), para manutenção. “Esses equipamentos são de grande importância para o segundo semestre, quando ocorre o preparo de terrenos para a safra 2017/2018”.
Segundo o agrônomo Deibson Varanda, do Departamento de Mecanização Agrícola da Seagri, este mês, está em conclusão serviços de gradagem e aração na comunidade do Km 21 da Transamazônica, sentido Itupiranga, visando plantio de hortaliças, feijão e milho.
Nos meses de janeiro e fevereiro, alguns horticultores da periferia de Marabá, Brejo do Meio e Estrada do Encontro também foram beneficiados. Em março, a mecanização agrícola contemplou comunidades nos PA’s Dourado, Tamboriú, Vila Imbaúba, Vila Santa Fé e Belo Vale.Já em abril, parte dos agricultores do PA Belo Vale, Morajuba e o no entorno do campus rural do IFPA – Instituto Federal de Educação do Pará.
Ainda de acordo com Deibson, nesse ínterim, alguns projetos foram elaborados no sentido de conseguir maquinário junto a órgãos federais. Dentre os quais, um já aprovado para a vinda de um trator agrícola de 100 cavalos, com grade. Outro em análise, solicitando um caminhão-prancha para o transporte de tratores para a zona rural.