Seaspac: Secretaria leva ações assistenciais ao bairro Bom Planalto em parceria com IJURC
Na manhã desta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bela Vista, levou atendimentos à comunidade do bairro Bom Planalto, em parceria com o Instituto da Juventude da Região de Carajás (IJURC).
A titular da Seaspac, Nadjalucia Oliveira, esteve presente durante a ação e ressaltou o quanto a secretaria busca ampliar parcerias para garantir serviços às comunidades distantes dos Cras. Nesse sentido, ações conjuntas com associações de moradores, centros comunitários, igrejas e outras instituições são fundamentais.
“O maior beneficiado são os usuários, moradores de territórios que não tem CRAS. Hoje, o CRAS Bela Vista trouxe para o IJURC, que fica aqui nesta área e tem todas as condições de receber os técnicos. É isso que nós queremos fazer, facilitar a vida da população para ter acesso a serviços públicos”, comenta.
Além de novos cadastros e atualização do Cadastro Único, os técnicos do Cras também realizam o cadastro nos Programas Bolsa Família e Tarifa Social de energia elétrica, além de atendimento com psicólogo e assistente social com encaminhamento para os serviços. A comunidade também teve acesso aos benefícios eventuais como cestas básicas e enxoval, por exemplo. Os idosos puderam emitir a carteira de passe livre interestadual.
A dona de casa e diarista Sílvia Mara de Souza mora no bairro Jardim Vitória e foi informada da ação pela cunhada. Aproveitou a oportunidade para fazer o Cadastro Único e ter acesso a benefícios como tarifa social de energia elétrica e auxílio gás.
“Se temos uma ajuda do governo, se tem um serviço que possa fazer com que a gente consiga acessar isso, lógico que vamos correr atrás. Se eu tivesse que ir ao Cras, eu teria que me levantar mais cedo, me deslocar para mais longe e aqui não. Como a gente conhece o trabalho que é feito e a secretaria faz esse trabalho, deu uma grande ajuda e é muito bem-vinda”, afirma.
O IJURC nasceu com o objetivo de promover a capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Com o tempo, ampliou a atuação para outros públicos como feminino, infantil e melhor idade.
“Essa parceria com a prefeitura é primordial para levarmos esse atendimento de ponta, mais perto. Essa parceria entre a prefeitura e o nosso instituto é fundamental para que a comunidade saia mais fortalecida, realmente receba esse serviço”, destaca a vice-presidente do IJURC, Quelma Gonçalves.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Karoline Bezerra