Empreendedorismo: Seaspac certifica alunos do Curso de Barbearia e Cortes Masculinos
15 novos profissionais do ramo de cortes de cabelo e barba podem atuar profissionalmente e tiveram oportunidade de conhecer as novas tendências na área
Com o objetivo de inserir mais profissionais no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), através do Departamento de Emprego e Renda, realizou nesta quarta-feira, 16, na Igreja dos Capuchinhos no bairro São Miguel da Conquista, a entrega de certificados para 15 novos profissionais do ramo de cortes de cabelo e barba.
O curso teve duração de 12 dias, no período 3 a 15 de outubro e contou, inicialmente, com a participação de 21 pessoas de ambos os sexos e finaliza com 15 participantes. Toda a estrutura do curso foi mantida pela prefeitura de Marabá, através da Seaspac.
A cabeleireira Fabiana Alves, que já trabalha profissionalmente na área, diz que participou do curso para conhecer as novas tendências dos cortes masculinos.
“Eu procurei fazer o curso porque para 2025 a tendência é para cabelo curto, e puxando mais para máquina está vindo muito forte. Então procurei me especializar nessa área foi a melhor coisa pra mim. Eu achei muito bom o curso, muito informativo, aprendi palavras novas, nomenclaturas novas e agora estou esperando para colocar em prática”, ressalta Fabiana Alves.
Pedro Henrique Barbosa Martins, concluinte do curso, explica que agora é colocar em prática o que aprendeu no curso e iniciar a profissão.
“Agora é agregar conhecimento e continuar o nosso trabalho, aprendemos novas práticas de trabalho e temos que agradecer muito à Seaspac e ao Instituto que ministrou o curso”, disse.
O curso foi ministrado pelo professor Wendel Carlos da Silva, do Instituto MC, Escola de Profissões, que fala do bom aproveitamento dos alunos e que já estão prontos para iniciar o próprio negócio.
“Eu quero agradecer junto à Prefeitura, junto à Seaspac, todos os departamentos desenvolvidos. Acredito que nesses doze dias foi bastante aproveitado, desde o começo da introdução até o final do acabamento e aprendizado total na prática dos alunos. Os alunos saem prontos para trabalhar e obter sua renda”, afirma.
Para Derace Frota, neste ano foram contempladas centenas de pessoas nos cursos realizados pelo Departamento de Emprego e Renda.
“Hoje nós finalizamos mais um curso, o de barbeiro. Esse curso vai propiciar em ter o empreendimento dele, ajudar na renda familiar, que possam ter sua profissão. Esse é o objetivo do departamento de emprego e renda, que possa, através desses cursos profissionalizantes, que eles tenham um desempenho rápido, que possam gerar renda, são as políticas públicas de trabalho colocadas em prática”, destaca Derace Frota, diretora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac.
De acordo com a titular da Seaspac, a Assistente Social Nadjalúcia Oliveira, até o final do ano, mais seis cursos profissionalizantes serão realizados.
“É isso que nós queremos, autonomia da nossa população, aquelas que não têm formação educacional ainda, mas têm habilidade para desenvolver algum curso na área de culinária, beleza, estamos ofertando. Assim como o de barbeiro para os rapazes, que tem tido muito êxito. Nós temos história, porque desde o ano de 2021 que ofertamos o curso de barbeiro. Muitos dos nossos alunos já têm barbearia, ganham dinheiro. É uma alternativa de renda para a população de Marabá”, argumenta.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio