Seaspac: Mais de 30 pessoas comemoram o final do Curso de Confeitaria realizado pelo Departamento de Geração de Emprego e Renda
O curso realizado pelo Departamento de Geração de Emprego e Renda/Seaspac proporciona oportunidades para os alunos iniciarem seus empreendimentos ou para inserção no mercado profissional em grandes empresas de pães, doces e bolos.
Nesta terça-feira, 10, ocorreu a cerimônia de encerramento do Curso de Confeitaria realizado pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) através do Departamento de Geração de Emprego e Renda. Trinta e dois alunos finalizaram o curso que teve duração de 10 dias.
O curso proporciona oportunidades para a pessoa iniciar seu próprio empreendimento com produções domésticas para revenda ou sua inserção no mercado profissional para trabalhar em grandes empresas de pães, doces e bolos.
A senhora Antonia Vadenete dos Santos está satisfeita com o curso e disse que agora vai empreender e fazer bolos para vender no próprio bairro.
“Foi muito bom porque aprendi muito em confeitaria e agora posso ter uma renda. Eu nunca tinha feito bolo e agora já aprendi e vou fazer pra vender”, disse.
A dona de casa Pamela Diene tem uma filha pequena e disse que estava com dificuldades para trabalhar fora e agora vai trabalhar em casa e cuidar da criança.
“Eu vou praticar mais, começar a ganhar um capital, trabalhar em casa e cuidar da minha filha. Estou mais qualificada e agora é entrar em 2025 ganhando mais um dinheiro”, disse a dona de casa.
Mirtes Muniz, instrutora do curso, comenta que se surpreendeu com a disposição e dedicação dos alunos durante o curso.
“Foi muito gratificante trabalhar com eles, pois passamos não apenas a noção de como fazer bolo, mas também a higienização, o atendimento, o marketing. O curso foi bastante completo, surpreendente e o resultado está aí e o desenvolvimento foi excepcional e poder contribuir para o crescimento dessas pessoas”, destaca Mirtes Muniz, instrutora.
O curso teve duração de 10 dias, com todo material ofertado pelo próprio Departamento de Emprego e Renda e foi realizado nas dependências da Fundação Casa da Criança no bairro de Santa Rosa, na Velha Marabá. De acordo com Ademar Dias, presidente da entidade, a Fundação realiza com frequência esse tipo de parceria com o objetivo de profissionalizar cada vez mais os trabalhadores.
“É gratificante e não temos ideia do tanto que representa para uma mãe de família ter uma renda a mais. Ficamos felizes por estas parcerias para a realização de cursos profissionalizantes, para nós é muito importante”, destaca Ademar Dias.
Desde 2018, o Departamento de Emprego e Renda oferece oportunidades para a formação de mais de 6 mil trabalhadores. Somente neste ano de 2024, foram mais de 1400 novos profissionais inseridos no mercado de trabalho.
“O Departamento tem esta missão de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho e hoje o curso de Confeitaria conta com 32 pessoas que agora têm uma nova profissão na área de confeitaria. Com muito êxito, neste ano foram mais de 1400 pessoas qualificadas. Estamos muito felizes”, finaliza Derace Frota, Coordenadora do Departamento de Emprego e Renda/Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes