
Assistência Social: Seaspac promove capacitação para 40 profissionais do município em parceria com Samu
Com o objetivo de preparar os profissionais para agir de forma eficiente diante de situações de emergência, o CRAS da Folha 13, no Núcleo Nova Marabá, promoveu nesta semana uma capacitação em primeiros socorros voltada aos seus servidores. A ação foi realizada em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e reuniu cerca de 40 participantes, entre profissionais do próprio CRAS e da assistência social do município.
Durante o treinamento, os servidores receberam orientações práticas e teóricas sobre como agir em situações como desmaios, quedas, fraturas, engasgos, paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas e acidentes que possam acontecer com o público ou servidores.
Segundo Cynthia Hoana Pena, coordenadora do CRAS da Folha 13, a iniciativa foi motivada pela necessidade de garantir maior segurança tanto aos profissionais quanto aos usuários do serviço.


“Nós atendemos um fluxo alto de pessoas diariamente, incluindo grupos de idosos, crianças e adolescentes que já estão em situação de vulnerabilidade.. Também realizamos oficinas em madeira, o que pode gerar riscos. Por isso, solicitamos ao SAMU essa capacitação, para que nossa equipe esteja preparada para intervir de forma efetiva em caso de urgência”, explica.
A capacitação também faz parte de uma proposta mais ampla de qualificação contínua dos servidores da Assistência Social. “No próximo mês, queremos trazer uma capacitação com o Tribunal de Contas do Estado, sobre educação financeira. A ideia é manter a equipe sempre atualizada e preparada para lidar com diferentes situações que surgem no dia a dia”, acrescenta Cynthia.
Responsável por conduzir a formação, a enfermeira Adalgisa Coutinho destacou que o trabalho de educação em saúde é uma das prioridades do SAMU.


“Nosso objetivo é levar conhecimento sobre as urgências e emergências para a comunidade. Hoje abordamos temas como o funcionamento do SAMU, sinais de alerta em casos de urgência, suporte básico de vida e como agir em uma parada cardiorrespiratória. O primeiro atendimento pode e deve ser feito por qualquer pessoa capacitada, mesmo antes da chegada da equipe médica”, ressalta.
Adalgisa também lembrou da importância de se evitar trotes e de usar o serviço de forma consciente. “É fundamental que a população saiba quando deve ou não acionar o 192, pois um chamado indevido pode tirar a oportunidade de atendimento de um caso mais grave.”
Para Cleides Aparecida de Lima, servidora da área de serviços gerais, o treinamento foi uma oportunidade de aprendizado essencial.


“A gente não sabia como agir em certas situações. Às vezes dá até medo de tocar na pessoa. Agora me sinto mais preparada, e aprendi também quando é o caso de acionar o SAMU ou resolver de outra forma, sem tirar a vaga de quem realmente precisa. Achei maravilhoso”, comenta.
A capacitação no CRAS da Folha 13 integra um esforço da rede municipal de Assistência Social para garantir um atendimento mais seguro, humanizado e eficiente à população.



Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Kauã Fhillipe
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