O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Folha 13, na Nova Marabá, realizou um momento super criativo e divertido para os idosos que são assistidos pela casa. Uma festinha de carnaval com brincadeiras, marchinhas e muitas músicas animadas fizeram a alegria dos participantes. A diretora do CRAS, Cynthia Hoana Pena, fala sobre este momento especial.

“É um momento de confraternização, é uma oportunidade onde todos estão aqui para confraternizar, celebrar a vida. Esse nosso grupo da pessoa idosa é um grupo de muito tempo aqui no nosso CRAS. Eles sempre estão presentes, porque é o momento em que têm lazer, deixam a monotonia em casa e vêm pra cá para se divertir e aproveitar. É impressionante a energia que eles compõem e a gratidão com que eles ficam. Temos um planejamento anual para que eles desenvolvam outras atividades como finalidades e propósitos, conseguimos mitigar riscos sociais, trazendo para a pessoa idosa oportunidades.

O CRAS da Folha 13 atende atualmente 35 idosos e funciona de segunda a sexta-feira, ao lado do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio). Além das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a equipe realiza cadastro e atualização do Cadúnico, atendimentos social e psicológico do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cursos e oficinas de artesanato em madeira reaproveitada, promovidos pelo Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (Ceaca).

A coordenadora Elisabete Brito, técnica de referência do CRAS especial do grupo de idosos, reforça o empenho dos profissionais para dar o melhor trabalho aos seus assistidos.

“Estou com eles há́ três anos e é gratificante fazer o que faço. Muitos estão em casa, no isolamento, sozinhos, eles são encaminhados para participar do coletivo, desse contexto social, se torna outra realidade. fazemos movimentos com eles, passeios, festas, o que for preciso para que eles consigam viver. Esse momento de interação com os idosos da comunidade é maravilhoso.” destaca.

A alegria é visível nos rostos de cada idoso, que com alegria, vivenciavam o momento. A senhora Neusa dos Santos ressalta a felicidade de fazer parte da festa.

“Minha primeira alegria é de estar viva, tenho 75 anos e estou bem, sou a pessoa mais feliz do mundo, eu participo do CRAS há muitos anos, participo de tudo, eles aqui são a família que eu nunca tive.”

Outra participante é a dona Maria das Graças, 74 anos, explica que frequenta o CRAS porque sente que as programações melhoram até sua saúde.

“Eu me sinto muito saudável, eu frequento uns três CRAS, me sinto muito feliz, com saúde, gosto de ginástica e fico muito feliz. Tenho amigos por todos os lugares que passo. hoje já dancei em Morada Nova e agora estou dançando aqui.”

Texto: Sarah Maria
Foto: Sara Lopes