Seaspac: Praça da Bíblia tem programação especial em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa
A manhã de hoje, 25, estava muito especial, com música ao vivo, teatro, palestras, reencontros de velhos e novos amigos, orações, palavras de motivações e muitas atrações culturais, na Praça da Bíblia, núcleo Cidade Nova, para encerramento das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, sob o tema Envelhecimento Multicultural. O dia 1º de outubro foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
Idosos de todos os bairros que compõem os CRAS e CREAS participaram do evento. Uma estrutura com tendas e muitas cadeiras foi montada para abrigar os idosos, pois muitos deles vieram de núcleos distantes como São Félix e Morada Nova.
A aposentada Maria Costa, 82 anos, do núcleo São Félix, estava contente em participar do evento na Cidade Nova.
“É bacana, é lindo. Aqui é o encontro de todos os Cras de todo lugar. Eu nasci aqui, fui criada no Cabelo Seco. Frequentei muito o Amapá e hoje estou no São Félix”, diz a aposentada, muito feliz em participar do encontro.
Francisca da Silva, 81 anos, diz que aguarda muito o dia de reencontrar os amigos.
“É a maior felicidade da minha vida, ver esse povo, todos na mesma idade e todo mundo alegre e feliz. É bom demais!
Dona Rufina Costa da Silva, também não hesita em dizer que estar com os amigos é a melhor coisa que aconteceu na semana.
“Eu gosto de passear, pescar e só não está melhor aqui porque não tem um forró, né? explica.
O encontro é realizado pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e com apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
“Nós temos uma gama de pessoas idosas que estão muito ativas. Propomos esse evento de hoje chamado Envelhecimento Multicultural, porque é para trabalharmos as multiculturalidades que nós temos no município e respeitar isso nos idosos. Então, esse respeito é fundamental para todas as vezes que um idoso, se for direcionado com políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, então tudo isso vem a agregar. E hoje nós estamos aqui como forma de comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, encerrando o mês dessa forma para sensibilizar a população, a comunidade que tem um idoso, que identifica que essa pessoa idosa precisa estar mais atuante, com autonomia e independência”, explica a enfermeira Elaine Moreira, Coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa/SMS.
Na abertura do evento, o Bispo Dom Vital Corberllini, exaltou os idosos e disse que Deus se agrada com quem os respeita.
“É claro que temos que ter todo o carinho, toda a amizade. Os filhos e netos devem ter todo carinho com as pessoas idosas. E a pessoa idosa, já diz a Sagrada Escritura, é a pessoa que tem experiência, que está com uma vida longa e na medida também que nós cuidamos dos nossos pais e das pessoas idosas, Deus vai dar força para ir para a frente. Cuide do seu pai, cuide de sua mãe porque eles te deram a vida, agora é você que vai cuidar deles”, enfatiza Dom Vital Coberlini.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio