Seaspac: Secretaria Itinerante realiza ações na zona rural até 27 de novembro
Com o objetivo de levar até as comunidades mais distantes, das zonas urbana e rural de Marabá, os serviços que são ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como cadastro e recadastramento do programa Bolsa Família e acompanhamento social, por exemplo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) realiza o programa Secretaria Itinerante que segue até o dia 27 de novembro.
A descentralização dos serviços objetiva principalmente atender as comunidades mais distantes localizadas na zona rural do município, em vilas e Projetos de Assentamentos e que encontram dificuldades de vir até o centro urbano para acessar os serviços básicos e garantir os benefícios do governo federal.
“Estamos levando até a população mais distante todo esse trabalho de atendimento. Nós acompanhamos aquela região também do Contestado, que é um território de Marabá, mas que está próximo de Parauapebas, e que tem que ter o acompanhamento, principalmente do CadÚnico, que é o cadastro do governo federal para acesso a todos os programas federais. Estamos em toda a região também do Rio Preto e outras comunidades”, explica Priscila Veloso, Secretária Adjunta / Seaspac.
Entre os serviços oferecidos está a orientação para emissão do passe livre para pessoas com deficiência e da carteira do idoso, cadastro e atualização do CadÚnico, atendimento social, agendamento e orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada.
“É necessário que as pessoas estejam com seus documentos pessoais e é imprescindível que a pessoa fique atenta às datas e horários dos atendimentos em sua vila para não perder a oportunidade”, informa Priscila Veloso.
Programação “Secretaria Itinerante”
Dia 22 – PA Pioneiro na EMEF Getúlio Vargas – 8h às 13h
Dia 25 – PA Patauá na EMEF Rachel de Queiroz – 8h às 13h
Dia 26 – PA Piranheira na EMEF Cupuaçú – 8h às 13h
Dia 27 – PA Cabaceira na EMEF Carlos Marighella – 8h às 13h
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes / Arquivo