SEASPAC: No CRAS Bela Vista, jovens ganham preparação para o mercado de trabalho
Dezenas de jovens participaram na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bela Vista, de uma capacitação com orientações sobre as exigências do mercado de trabalho e as melhores formas de se preparar e ocupar as vagas ofertadas.
O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) , que trabalha na promoção de possibilidades para inserir os jovens junto ao mercado de trabalho, através de estágios em empresas e órgãos públicos.
“Estamos realizando um processo de qualificação profissional ao longo dos anos, intensificando a qualificação profissional através de cursos e oficinas. Ano passado nós fizemos um trabalho maior, que era a preparação dos jovens para o próprio mercado de trabalho. Como acessar as vagas para menor aprendiz ou jovem aprendiz. Com isso, a gente intensificou muito a profissionalização. Esse ano, retomamos neste segundo semestre, o Qualifica Jovem com o Acessuas Trabalho, que tem como objetivo trazer esse jovem novamente, com o processo de acolhida e mostrar como pode ter acesso ao mercado de trabalho”, explica Luís Silva, Diretor Técnico da Seaspac.
A palestra mostra aos participantes como está o mercado de trabalho e de que forma podem acessar a plataforma do CIEE para melhor preparação, quais os documentos necessários para sua inserção no mercado de trabalho e atividades de capacitação.
A estudante Sarah Souza fala da importância de participar para saber mais sobre o mercado de trabalho e para preparar um bom currículo.
“Eu gostei muito porque foi uma experiência nova, nunca tinha participado e eu adorei participar. E você se preparar para o mercado de trabalho também é importante”, disse a jovem Sarah Sousa.
Beatriz Cardoso Coelho, 16 anos, também vai levar muito conhecimento para a vida profissional, a partir da participação nas palestras e orientações para o mercado de trabalho. Ela diz que aprendeu a preparar melhor um currículo e a se comportar numa entrevista de emprego.
“Tirar minhas dúvidas que eu tinha sobre a idade, como como posso começar e quando eu posso saber sobre a carga horária, o salário, os meus direitos como trabalhador, eu tinha muita dúvida. É minha primeira vez participando desse tipo de palestra e eu gostei muito e agora é preparar o currículo, preparar o cadastro e esperar também que as empresas também possam oferecer o espaço que precisamos”, disse a jovem.
No momento de acolhida, reúnem-se os CRAS de Morada Nova, Bela Vista e Amapá. O objetivo é acolher os adolescentes e mostrar as possibilidades para serem inseridos no mercado de trabalho. Além de fazer também o cadastro e informar sobre a plataforma do CIEE.
“Nesse momento que o CIEE vem à comunidade é como uma forma de estar trazendo o conhecimento de que forma o CIEE atua a nível nacional, onde nós temos 60 anos no mercado de trabalho por meio dos programas. A gente iniciou com o programa de estágio, hoje nós temos o programa de aprendizagem, onde nós trazemos a comunidade e esclarecimentos de que forma acontece o programa de aprendizagem, o programa de estágio, por meio dos perfis, os documentos necessários para ser aprendiz e se inserir no mercado de trabalho”, pontua Juliana Leal, Assistente Social (CIEE).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio