Seaspac: Palestra da Campanha Agosto Lilás é realizada no CRAS Bela Vista
Em alusão ao Agosto Lilás, a Prefeitura de Marabá intensifica as ações de conscientização e combate à violência contra a mulher, promovendo uma série de atividades educativas e informativas em diversas áreas da cidade. O movimento ocorre anualmente, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência doméstica.
Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a ação foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bela Vista. O evento contou com a palestra da psicóloga Carla, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Durante a palestra, Carla destacou a importância da Campanha Agosto Lilás, explicando que todas as ações realizadas no mês estão alinhadas com a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos.
Segundo Carla, o evento contou uma roda de conversa onde foram discutidos temas como a atualização da Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher, e a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 180. Ela enfatizou que muitas mulheres não se reconhecem como vítimas devido à naturalização da violência no contexto patriarcal e machista em que vivemos. “Às vezes, nesses momentos de diálogo, elas conseguem se identificar e procurar o atendimento,” afirmou.
O CRAM, localizado na Folha 32, Quadra 17, oferece suporte para mulheres que ainda não se sentem aptas a denunciar, realizando um trabalho de empoderamento e recuperação da autoestima, para que se sintam seguras em buscar seus direitos.
Raimunda de Abreu Andrade, moradora do Bairro Jardim União, foi uma das participantes da palestra e compartilhou sua experiência. Ela elogiou a iniciativa, especialmente por ter aprendido sobre novas leis que desconhecia.
“Eu achei muito boa a palestra, e as leis são realmente necessárias. Antes, eu não tinha coragem de denunciar, mas hoje eu falaria. Acho importante conscientizar as nossas crianças para que os meninos não se tornem agressivos e as meninas não aceitem qualquer comportamento,” declarou Raimunda.
A campanha deste ano inclui uma série de atividades, como a abertura realizada na Câmara Municipal em parceria com a Procuradoria da Mulher, visitas a instituições públicas e privadas para disseminar informações, e ações específicas como uma roda de conversa no Hospital Regional e uma blitz educativa no semáforo da Câmara, programada para a sexta-feira, 23 de agosto.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio