Secult: Biblioteca Orlando Lobo recebe Projeto HQ Belém
A manhã de 25 de setembro foi bastante proveitosa na Biblioteca Municipal Orlando Lobo, Marabá Pioneira, que recebeu 21 alunos da Escola Plínio Pinheiro para participarem do Projeto HQ Belém, promovido por técnicos em Biblioteconomia vindos da capital do Estado. O bate-papo fomentou a leitura das histórias em quadrinho com oferta de temas regionais que possam se transformar no gênero.
“A gente procura bibliotecas públicas e Usinas da Paz para mudar a resistência que muitos jovens têm em ler, instigando-os a ter mais essa prática. Fundamos o Clube HQ Belém, onde promovemos uma espécie de bate-papo, descontração e leituras voltadas a momentos em que estamos passando, datas comemorativas, etc”, destaca Renan Sousa.
O biblioteconomista em formação afirma que o gênero em quadrinhos é base para este projeto, por ser um tipo de leitura mais incentivadora e democrática, que possui texto e imagem, além de possibilitar sua produção em qualquer área para qualquer público.
Durante o encontro, houve exposição de obras HQ disponíveis na Biblioteca aos alunos e um bate-papo sobre o projeto e o propósito dele. A iniciativa é de grande importância para a professora de Língua Portuguesa responsável pela turma, Carmina Santis.
“É algo que contribui porque isso os faz ter mais curiosidade para a leitura, principalmente as de quadrinhos, além de tornar a prática de ler mais prazerosa e menos fatigante. É importante para a minha área, em sala de aula”, destaca a professora.
Para a aluna do 2º ano da Escola Plínio Pinheiro, Ana Luísa Santos, a participação no evento a despertou para a pesquisa em obras de HQ na biblioteca, na internet, principalmente regionais, além de fomentar a vontade de ler mais.
“Eu fiquei motivada em apreciar mais ainda esse gênero, inclusive esse regional que temos aqui, pois é legal fazermos das nossas histórias e lendas algo assim que seja legal para ler, como nas histórias em quadrinhos. Achei tudo muito interessante e vai contribuir para minha turma nessa curiosidade em visitar mais a nossa sala de leitura e a biblioteca”, relata a aluna.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio