Secult: Reunião define estratégias de segurança para o aniversário de 111 anos de Marabá
A Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult) realizou uma reunião nesta quinta-feira, 14, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, com os órgãos de segurança para definir estratégias para a programação do aniversário de Marabá, que acontece no dia 5 de abril.
Na programação, o titular da Secult, Genival Crescêncio, explicou como será a dinâmica deste ano. “Nós estamos preparando dois dias de atividades um pouco diferente dos últimos anos. Este ano, estamos planejando também uma noite gospel. Além da programação desses dois dias, com os artistas locais, dessas duas áreas, a gente tem o tradicional café da manhã, que acontece ali no nosso novo espaço cultural, que é a Praça Encontro dos Rios, e é um dos eventos mais tradicionais aqui da nossa cidade”, explica o secretário.
Participaram da reunião, além da Polícia Militar, o Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Fiscalização de Postura (DMFP), Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Município, além do Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia (Sicom).
Para Caetano Reis, titular da Sicom, os grandes eventos fomentam a economia regional, pois atraem público de outros municípios e até de outros estados, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, bares e impulsionando o comércio local.
“É bom para o pessoal já ir se preparando, seja o comerciante, seja também a rede hoteleira da nossa cidade, porque vai vir muita gente fora, porque tem atrações nacionais. São dois dias de evento, mas pode ter certeza que a iniciativa privada também vai fazer outras programações, então, vai ser muita festa, muito antes até do dia 4 e também com certeza depois do dia 6, do dia 7 e assim em diante durante o mês todo de abril, a gente vai celebrar esses 111 Anos, com muita alegria. O pessoal precisa aproveitar”, enfatiza Caetano Reis.
Todos os órgãos de segurança já estão fazendo o planejamento para atuar nos dias de programação, assim como tem acontecido em outros eventos realizados pela Secult, de maneira que assegure a segurança das pessoas que prestigiarão a programação de aniversário.
“Nós estamos reunindo com os órgãos responsáveis por esse planejamento para que aconteça tudo da melhor forma possível, como foi o evento de carnaval que, graças a Deus, não tivemos nenhum registro de gravidade. Com certeza, resguardando o cidadão, a família que vai prestigiar o evento. As famílias que virão participar da festa podem ter certeza que a Polícia Militar e os outros órgãos vão fazer de tudo para que o evento ocorra da melhor maneira possível”, frisou o tenente-coronel Marco Antônio Nogueira, comandante do Comando de Policiamento Regional II.
A programação segue com o tradicional café da manhã no bairro Francisco Coelho, onde a história da cidade teve início, com a presença do prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, vereadores, autoridades religiosas e a população, para comemorar os 111 anos de fundação do município.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom