Gestão: Segfaz registra aumento na arrecadação em mais de 250% nos últimos oito anos
O balanço feito dos últimos anos da gestão Tião Miranda, no que concerne ao trabalho da atuação da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segfaz), aponta uma evolução no crescimento de arrecadação na ordem de 251,72%, sendo que em 2024 a arrecadação de tributos municipais superou os 260 milhões de reais, possibilitando mais investimentos e obras no município.
“Um crescimento excepcional, com investimentos nas secretarias, em tecnologia, modernizando os sistemas de arrecadação, onde contribuiu para a realização das obras do município e o desenvolvimento. Então, foi um crescimento exponencial, onde temos esse levantamento é que realmente superou, uma arrecadação excelente, um crescimento de 251% ultrapassando os 260 milhões arrecadados somente esse de 2024”, declarou Aldo Maranhão.
Aldo Maranhão, titular da Sefaz, explica que o aumento na arrecadação, que em 2016 era de 75 milhões de reais, também se dá pelo crescimento e investimentos de informação de dados e a modernização do sistema. “Estamos realizando um treinamento na secretaria, tem duas semanas, onde está sendo criado o sistema web, trazendo várias vantagens como acessibilidade, integração de ferramentas, seguranças, algo extremamente importante”, enfatiza.
Vale ressaltar que essa arrecadação trata-se de tributos municipais, não envolvendo nenhum repasse da União ou do Estado. Neste período foi realizado um trabalho de conscientização junto aos contribuintes, mantendo sempre uma boa relação com a sociedade e empenhando junto aos servidores com atendimento de forma humanizada.
“Então conseguimos desenvolver o município através de uma arrecadação que participou de grandes obras, inclusive a ponte sobre o rio Itacaiunas, que está sendo toda construída no que cabe ao município, com repasses e arrecadação local, então é importante para o desenvolvimento do município esse trabalho junto a sociedade”, esclarece Aldo Maranhão.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Pessoal e da Secom