Segfaz: Secretaria inaugura novo Ponto de Atendimento Virtual (PAV) em parceria com a Receita Federal
Um novo espaço para atendimentos relacionados a serviços da Receita Federal do Brasil (RFB) foi inaugurado nesta quinta-feira, 14, dentro das dependências da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária de Marabá (Segfaz). A iniciativa é um projeto nacional da Receita Federal, que busca promover mais facilidade e agilidade no atendimento entre a Segfaz e a RFB, além de oferecer serviços de forma virtual e gratuita, sem a necessidade de deslocamento para a Receita Federal, com autoatendimento orientado.
Para o Secretário de Gestão Fazendária, Aldo Maranhão, haverá mais comodidade em relação ao deslocamento do público. “Em razão dessa parceria com a Receita Federal, nós iremos disponibilizar diversos serviços aos contribuintes pessoa física e jurídica relacionados à RFB. É algo muito útil, pois além dos nossos serviços da Segfaz, haverá agora essa extensão e o contribuinte não precisa se deslocar ao prédio da Receita Federal para realizar algum procedimento que porventura precisar, pois já poderá ser encaminhado aqui dentro da Segfaz mesmo, com uma equipe preparada para atender, tirar dúvidas, etc”, pontua.
O novo espaço conta com três pontos de atendimento, sendo dois com a presença de servidores da Receita e um para autoatendimento do contribuinte que opta ou precisa acessar a máquina. Entre os serviços disponíveis no PAV estão a emissão, alteração, regularização, consulta de pendência fiscal e baixa de CPF, CNPJ, Imóveis Rurais, como inscrição, comprovante de inscrição, além da emissão do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF), Retificação de DARF (REDARF), Guia da Previdência Social (GPS), Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), dentre outras cópias de declarações e recibos diversos. Caso necessário, o contribuinte também poderá realizar a impressão de documentos, gratuitamente.
De acordo com a Delegada da Receita Federal de Marabá, Andreia Ribeiro, o novo PAV serve justamente para servir ao cidadão que precisa resolver e tirar dúvidas de situações perante à Receita Federal do Brasil.
“A gente sabe que a nossa região é grande em termos de território e as dificuldades de deslocamento são grandes. Então, as prefeituras fazem esse convênio, esse ato de cooperação entre os municípios, como por exemplo a Prefeitura de Marabá, hoje, para prestar os serviços disponíveis no site da RFB e no próprio ponto de atendimento dentro da Segfaz. A RFB precisa ser enxergada não só como cobradora de tributo, mas sim como facilitadora nesse papel social de chegar até o cidadão que não tem condições de vir até nós. E os nossos servidores estarão aqui para auxiliar no que for preciso, seja no atendimento ou no autoatendimento que temos disponível aqui”, destaca.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos