
Segfaz: Secretários e servidores recebem capacitação sobre a Nova Reforma Tributária
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 28, no auditório da Comissão Permanente de Licitação, na sede da Secretaria de Gestão Fazendária (Segfaz), uma palestra a respeito da nova Reforma Tributária executada pelo Governo Federal que visa descomplicar o sistema tributário brasileiro, substituindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) e modernizar o sistema, o que impacta diretamente estados e municípios.



A medida foi tomada pela Segfaz como forma de preparar as secretarias e servidores para lidar com as mudanças que virão, agregando conhecimento e antecipando problemas e soluções. “Viemos aqui para conhecer quais são os benefícios que a reforma tributária vai trazer, os seus impactos. Estamos tentando agregar conhecimento para um futuro bem próximo, que está batendo à nossa porta e a gente tem que estar atento a essas novidades”, comenta o titular da Segfaz, Orlando Vasconcelos Saraiva.

Ele explica que todos os secretários foram convidados, além dos técnicos e servidores da Segfaz. “É o intuito de tentar agregar várias pessoas de todas secretárias para tentar dar conhecimento sobre o que está previsto estruturalmente acontecer, que é a reforma tributária. Também estamos tentando antecipar a sistematização do nosso próprio sistema da Secretaria de Gestão Fazendária”, complementa Saraiva.
A palestra foi realizada pelo auditor fiscal do município Wellignton Sobrinho que estudou todas as mudanças da Reforma. “A palestra abordou como é o cenário tributário hoje no Brasil. Como é o sistema de negócio, impactos negativos do sistema tributário atual e quais os impactos da reforma para a economia, finança e as receitas municipais. Tudo que precisamos fazer para se adequar e adaptar ao novo cenário tributário. Falamos do contexto do IBS, do período de transição, soluções tecnológicas, entre outros tópicos”, destaca.

Ele explica que o município de Marabá está se preparando há algum tempo. Em 2023 foi implementada a nota fiscal de serviço eletrônico padrão nacional no município, que é uma das ferramentas que irá operacionalizar a reforma tributária.
“Então Marabá já está adequada nesse sentido, de forma antecipada. O que falta agora é fazer alguns ajustes necessários em relação aos sistemas, que ainda está sendo discutido quais ajustes serão estes. Porém, Marabá já vem se preparando e não vai ter tanta dificuldade em se adequar à operacionalização desse novo tributo”, reforça.
O auditor conta ainda que a partir de 2026, a Nota Fiscal Eletrônica Nacional será obrigatória a todos os municípios. “O município de Marabá acaba saindo na frente em relação a outros municípios, pois já vem se preparando e já deu início a implantação da operacionalização da reforma aqui no município, fazendo adesão da nota nacional. Então, quando for em 2026 e já tiver operacionalizando a parte de testes do novo tributo, o IBS, Marabá já vai estar 100% adequada a essa nova realidade”, conclui.




Confira alguns temas abordados durante a palestra:
- Impactos da Reforma no município e o que precisa ser feito adequar e se adaptar ao novo cenário tributário.
- A importância dos municípios estarem inseridos na construção do ambiente tecnológico e estrutura administrativa que ira gerir esses novos tributos.
- Como funciona o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).
- Como se dará o período de transição que vai ocorrer em 10 anos, iniciando a partir de 2023 e concluindo em 2033, detalhando o que irá acontecer durante esse período.
- Qual a Estrutura tecnológica para operacionalizar esse período de transição..
- Qual o contencioso administrativo que ficará a cargo do comitê gestor e que será de composição paritária entre estados e municípios.
- O que os município têm que fazer em relação à sua estrutura de administração tributária e seus sistemas atuais.
- Foram abordadas as soluções tecnológicas que Marabá tem hoje em produção, já em uso na administração tributária do município.
- Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras, ADESIF, que faz a gestão e controle das informações declaradas pelos bancos, pelas instituições financeiras.
- Foi apresentado o sistema de Gestão do Simples Nacional (GSN) que faz gestão e controle de todas as empresas optantes para o Simples Nacional, uma ferramenta que deu um impacto positivo no incremento da arrecadação do município de 2016 para cá.
- Quais os sistemas que estão no escopo de desenvolvimento pelo município para poder operacionalizar a reforma.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL