Segurança: Canil da Guarda Municipal realizará III Curso de Operação com Cães
De 2 a 22 de novembro, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizará o III Curso de Operação com Cães. As inscrições estão abertas desde o dia 1º deste mês e seguem até o dia 20 de outubro. Estão disponibilizadas 40 vagas.
O curso será realizado no Parque de Exposições e contará com carga total de 263 horas. “Temos como objetivo capacitar os profissionais da área de segurança de modo a atuar na segurança pública e ser empregado em detecção de armas, busca e resgate. Aprenderão também a operar e formar esse cão para atuar”, comenta Elder de Sousa Lorenzo, coordenador do Canil da GMM.
Das 40 vagas, 20 estão reservadas para servidores da GMM e as outras serão disponibilizadas em ordem de prioridade para instituições de segurança pública como bombeiros, policiais e guardas de outras cidades, chegando depois aos profissionais de segurança particular que queiram participar.
O curso contará com 25 disciplinas diferentes, entre elas: teoria cinotécnica, psicologia canina, legislação, detecção de narcóticos, adestramento, direitos humanos, intervenção penitenciaria, dessa pessoal, guarda e proteção k-9, busca e resgate com cães.
“Diferente dos outros cursos, agora o profissional também irá se aprofundar na parte cinotécnica, aprender a formar o cão e não só operar. Queremos ter de 10 a 12 cães, até por logística e dentro desse número de cães dividir as turmas”, explica Lorenzo.
Segundo ele, desde 2013, quando o Canil foi formado serviu de exemplo para outros órgãos do Estado. “Outras Guardas como a de Parauapebas participaram das outras edições e fundaram seus canis. Assim como Castanhal e Altamira. A GMM, em relação a esse trabalho, vem sendo modelo no Estado, é um curso muito requisitado”, reitera.
Atualmente o Canil da GMM possui 4 cães e atua em diferentes demandas. Recentemente foram apreendidas mais de 55 kg de drogas, oriundos de São Domingos.
No ano passado foram apreendidos mais de 170 quilos em uma operação. Também auxiliam em casos de busca e apreensão. Em um caso famoso na cidade, a Guarda atuou na busca do taxista Gilmar Leite que desapareceu em julho de 2020.
As inscrições podem ser feitas diretamente no 94 99263-5355
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom e Divulgação