Segurança: Equipes de cinco estados das regiões Norte e Nordeste participam do IV Curso de Operação com Cães
Instituições de segurança como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Penal, Exército e Guarda Municipal do Pará, Maranhão, Piauí,
Tocantins e Acre, participam do curso
No Tatersal do Parque de Exposição Agropecuária, ocorre o IV Curso de Operação com Cães, organizado pelo Canil da Guarda Municipal de Marabá. O curso conta com participação de operadores de segurança pública de cinco estados das regiões Norte e Nordeste.
Participam do curso 24 pessoas de diversas instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Penal, Exército e Guarda Municipal de municípios dos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Acre. O curso tem duração de 25 dias com aulas administrativas, didáticas e práticas, totalizando mais de 360 horas.
De acordo com GM Elder Lourenço, diretor do Canil, nos últimos anos, foram localizadas e apreendidas mais de duas toneladas de drogas em Marabá e região com uso dos cães farejadores da Guarda Municipal, em apoio às ações das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar.
“São mais de 10 anos de atuação e foram mais de duas toneladas de drogas apreendidas trabalho nas escolas trabalho preventivo e ostensivo diário na cidade e com base própria e hoje somos referência na parte operacional e educativo qualificando profissionais de fora do estado”, destaca Elder Lourenço.
Atualmente o Canil da Guarda Municipal mantém quatro cães farejadores, sendo um aposentado e um quinto cão em processo de aquisição. Marabá tornou-se referência nas regiões Norte e Nordeste nas ações policiais com resultados positivos, devido ao trabalho realizado ao longo de uma década.
Os novos agentes de segurança estarão aptos para o trabalho no treinamento e adestramento de cães para uso em operações policiais, busca e salvamento, na identificação de substâncias ilegais ou perigosas, em aeroportos e demais repartições públicas no apoio às ações policiais.
“As táticas com cães são importantes para o Operador em Segurança Pública e diariamente estão operando no meio urbano e rural na apreensão de drogas e que o operador leve para sua instituição o conhecimento necessário para formar novos cães e dar uma resposta positiva à sociedade”, destaca César Vilhena, agente da GM de Belém e instrutor do curso.
O curso tem a participação de 24 instrutores para os mais diversos conteúdos que são abordados na carga horária planejada. A cerimônia de finalização das atividades será realizada no dia 3 de dezembro, na Escola Jonathas Pontes Athias, Nova Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes