Segurança: Novo reforço da Guarda Municipal é treinado para faro e proteção
A Guarda Municipal recebeu mais um reforço na segurança pública de Marabá, trata-se da cadela Drayca, da raça Pastor Belga Malinois, que vai ajudar os órgãos de segurança pública no combate ao tráfico de entorpecentes e também na preservação do patrimônio público.
A cadela foi apresentada nesta segunda-feira (13), no cine Marrocos, para um grupo de militares representando as Polícias Civil, Militar, Exército e Corpo de Bombeiros. Com a aquisição da cadela Drayca, agora somam-se três cães que auxiliam as policias na segurança pública, sendo eles o cão Spayk e o Zyah, com 5 anos de idade.
Com apoio dos cães, foram registrados em 2018, 38 prisões por vários motivos, como porte ilegal de arma e tráfico de drogas, apreensão de aproximadamente 100 quilos de entorpecentes, entre maconha, crack e cocaína, uso em 20 operações integradas ao combate ao tráfico de drogas em Marabá e outros municípios da região, entre outras ações.
Helder Lourenço, do grupamento de operações com cães da Guarda Municipal de Marabá (GMM), informou que o Zyah, que já teve participação em várias operações, deve se aposentar dentro de no máximo 3 anos e, por isso, foi necessário a aquisição de mais um cão.
“Aumentamos o efetivo de cães que agora são três cães, o Zyah já tem 5 anos e deve se aposentar com 8, e hoje estamos com o reforço de mais um cão. O Pastor Belga Malinois é um cão ativo e tem um preparo físico acima dos demais. A cadela Drayca tem dois anos e foi treinada para faro e proteção”, explica o GM Lourenço.
A cadela foi adquirida através de emenda parlamentar do vereador Cabo Rodrigo. Uma empresa do Maranhão, especializada em treinar cães, foi a responsável pelo treinamento da cadela. Segundo o treinador, Jonatas Alves, a preparação da cadela começou desde o nascimento, pois foi treinada para discriminar os odores dos entorpecentes e preparada para dar apoios às operações das Polícias Federal, Polícia Rodoviária Federal, Militar e Civil.