SEGURANÇA: ÓRGÃOS AVALIAM POSITIVAMENTE REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE NO MÊS DE ABRIL.
Uma reunião realizada no cine Marrocos na Marabá Pioneira discutiu os resultados das ações da segurança pública em Marabá. o encontro contou com a presença de diversas autoridades policiais (PM e PC), além do secretario de segurança Institucional de Marabá Jair Guimarães.
O coronel Roosevelt, comandante do CPR II (Comando de Policiamento Regional) comandou a reunião apresentando os dados sobre a criminalidade nos municípios que integram a CPR II. De acordo com as informações obtidas os resultados apresentaram redução de homicídios, roubos e furtos. Para o comandante isso é fruto de uma integração dos órgãos de segurança pública que trabalham articuladamente.
De acordo com os gráficos de homicídios de Marabá, especificamente, no mês de abril foi registrado 10 homicidios, sendo a maior parte no núcleo da cidade nova, que abrange mais de 10 bairros, um número menor, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Durante as operações, além da polícia militar, polícia civil, conselho tutelar, guarda municipal o DMTU também participa das ações. De acordo com Jocenilson Silva, titular do órgão, nas blitzen de fim de semana mais de 50% dos condutores abordados ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. Para ele as ações integradas foram responsáveis pela redução de vitimas no trânsito, hoje 35% dos leitos no hospital regional estão ocupados com vitimas de acidentes, um numero bem menor que em meses anteriores que já chegou a ter 78% de vitimas nos leitos dos hospitais.
Jair Guimarães, secretário de segurança institucional do município, comemora os números sobre a redução da criminalidade e pede o apoio da população durante as ações dos órgãos de segurança pois o objetivo é fazer com que o cidadão de bem possa ficar tranquilo para o lazer com a família
Texto: Victor Haor
Fotos: SECOM/PMM