![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-7-1024x580.jpg)
Semed: Aberta seleção para preencher 195 vagas para estágio em Educação Especial
Estudantes de Letras Português, Letras Inglês, Libras, Pedagogia, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação do Campo podem participar da seleção, realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para o preenchimento de 195 vagas de estágio voltadas para a Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com Thais Mendes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, os estagiários, dentro das escolas municipais, vão desenvolver a função de auxiliar os alunos com deficiência, que necessitam desse suporte.
“O estagiário é auxiliar da sala onde juntamente com o professor regente, eles irão desenvolver a inclusão do aluno dentro da sala de aula. Nós temos, ali, os profissionais de apoio, tanto cuidador, quanto mediador, que fazem uma tríade para que esse aluno, por exemplo o aluno com transtorno do espectro autista que precisa do suporte para ser assistido e possa desenvolver o processo cognitivo, dentro do processo pedagógico”, declarou.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-13.jpg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-15-edited.jpg)
Para participar, o estudante de qualquer das graduações citadas precisa cursar a partir do primeiro semestre, fazer cadastro geral pelo aplicativo Meu CIEE e procurar a sede da entidade, na Folha 32, de segunda a quinta-feira, com a declaração da faculdade, RG, CPF e número da conta bancária. O valor da bolsa é de R$700, mais vale-transporte no valor de R$150.
Tanto o departamento, quanto o CIEE têm reforçado sobre o processo seletivo junto às instituições de ensino superior que possuem cursos aptos a participarem como, por exemplo, Uniasselvi, Unicesumar, Facimab, Unip, UEPA, Unifesspa, Wyden, IFPA, UFPA, Faculdade Estácio, Unopar, Uninter, Anhanguera, Cruzeiro do Sul, Unigran, Fasul e FMU. O coordenador do CIEE em Marabá, Juciê Cardoso, ressalta a amplitude da oportunidade.
“Estamos visitando in loco as faculdades, universidades, no sentido de conscientizar sobre a necessidade do encaminhamento dos estudantes, visto que temos a disponibilidade de muitas vagas oferecidas pela Semed”, avalia.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-8.jpg)
![](http://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-16-edited.jpg)
O número de vagas também pode aumentar, visto que a equipe multiprofissional do departamento, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogos, sempre realiza o levantamento de novas demandas.
Atualmente, a secretaria conta com 772 estagiários atuando na Educação Especial. Todos eles recebem formações bimestrais para aperfeiçoar o atendimento aos alunos com deficiência, como explica o secretário de Educação de Marabá, Cristiano Lopes.
“Eles precisam passar por essa capacitação também porque é o contexto prático daquilo que eles vão aprender para ser utilizado em sala de aula. Então, não é só a teoria. Eles precisam também, faz parte da formação deles, esses estágios aqui eles fazem de forma remunerada”, comenta.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-12.jpg)
![](http://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/educacao-estagio-3.jpg)
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Artur Constantino e divulgação da Semed