
Semana da Pátria: Mais de 700 alunos da Praça da Juventude e escolas do Km 7 participam do desfile
O sentimento de civismo se perpetua por toda a cidade na Semana da Pátria em comemoração à Independência do Brasil. Em alusão a essa data, a Praça da Juventude, localizada no bairro Km 7 e pertencente à Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), realizou na manhã desta quinta-feira, 04, um desfile com cerca de 700 alunos das modalidades da extensão e quatro escolas parceiras pelas ruas do bairro.
A presidente da FCCM, Thaís Cariello, conta que a fundação possui mais de 900 alunos e que esse é um espaço para integrar alunos e comunidade.


“É um espaço para integrar crianças e muitas vezes em situação vulnerável. Então aqui a gente faz esse trabalho social e é muito importante para esse núcleo do Km 7. É importante a gente celebrar essa data e relembrar até para as futuras gerações. Celebrar a liberdade que todos nós, como brasileiros, temos”, enfatiza Thaís.
Segundo a coordenadora da Praça da Juventude, Sirléia Andrade, o desfile foi idealizado com os alunos e planejado com a equipe pedagógica para incluir a participação das escolas da localidade pela primeira vez.


“Temos as escolas Inácio de Sousa Moita, NEI David Abreu, Escola Tio Ming e a Escola Novo Método, e aí foi feita toda essa parceria, sentamos, conversamos, e todos aderiram a essa ideia, e aí foi onde nós levamos pra comunidade, apresentando esse lindo desfile que foi feito hoje, pensado mesmo para a comunidade e para as crianças. É o primeiro ano também que está acontecendo em parceria com as escolas”, esclarece Sirléia.
Embalados pelas batidas dos tambores da banda Waldemar Henrique e pela fanfarra da própria unidade, as modalidades da Praça da Juventude representadas por meio de pelotões foram o futsal, skate, karatê, capoeira, balé, musicalização, violão, flauta, informática, entre outros.
O mestre de uma dessas modalidades, o karatê, é o professor Luiz Souza, conhecido como Bolacha, que dá aulas na Praça desde o começo do projeto, há seis anos. Ele afirma que é gratificante e que o objetivo principal é dar oportunidade para quem não conhece essa arte marcial.


“Aqui esse tempo todo tem esse curso e cada dia há mais procura. Nós estamos trabalhando com essas crianças pra terem um melhor desenvolvimento. Hoje temos uma média de 80 alunos no curso”, informa.
Helena de Souza, de oito anos, é aluna do professor Luiz, no karatê, há um mês e ainda pretende fazer teatro e balé. Ela relata que é a primeira vez que participa do desfile e nas aulas sempre aprende coisas novas.


“Eu estou gostando, é bom. A gente consegue aprender novas coisas novas, é muito bom. A minha avó já me colocou nas aulas de teatro, só que eu tenho que ter 9 anos. Eu ainda quero entrar nas aulas de balé. Eu gosto muito daqui e já fiz amizade”, frisa.
Muitas mães acompanharam os filhos desde a preparação até o grande momento do desfile, como a dona de casa Sandra Chagas, que estava orgulhosa dos filhos Raíssa, de 14 anos e Adam Noah, de apenas quatro anos.


“É gratificante demais, é como se a gente tivesse participando também. O meu filho é aluno do NEI David Abreu e minha filha participa da fanfarra. Ela está aqui desde que começou e já fez violão também. Ajudou muito no desenvolvimento, na participação. Influi tudo na educação dela. Tirou da rua, do celular. É muito importante a participação deles”, garante Sandra.
Uma das escolas convidadas foi a Escola Tio Ming, que já tem quase 42 anos e levou cerca de 400 alunos para a apresentação. A diretora Edilza Maria dos Santos ressalta que esses eventos trazem a união da comunidade.


“Essas participações influenciam muito bem, porque é uma união. A gente nunca desfilou antes. Foi muito bom, uma honra de termos sido convidados”, pontua a gestora escolar.


















Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Bill Waishington
Drone: Karlos Teixeira
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SANEAMENTO
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL