Semanas Vermelhas: Ação de combate à tuberculose é realizada na UBS Edivan Xavier
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marabá lançou recentemente a campanha “Semanas Vermelhas de Combate à Tuberculose”, uma iniciativa focada em intensificar a prevenção e o tratamento da tuberculose, especialmente em áreas vulneráveis e de difícil acesso. A coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, Lilia Moura, destacou a importância de fazer essa busca ativa.
“Estamos iniciando ações em áreas urbanas e rurais, incluindo áreas descobertas, onde a população vulnerável está presente, mas não tem sido alcançada. Temos recebido casos muito avançados e esperamos que essas novas ações nos ajudem a mudar esse cenário,” afirmou Lilia.
A campanha, originalmente prevista para março, foi adiada para garantir maior foco e evitar a sobreposição com outras campanhas. Uma das novidades desta edição é a parceria com o Laboratório Central Mizulan Neves Pereira (Lacem), no bairro Laranjeiras, que traz a competência do laboratório para dentro das unidades de saúde. “Estamos realizando palestras sobre a doença e, em seguida, fazendo a coleta e rastreio dos sintomáticos respiratórios diretamente nas unidades de saúde,” explicou Lilia.
Na segunda semana de julho, a UBS Edivan Xavier recebeu a ação. A enfermeira Ariane Feitosa, da Unidade Básica de Saúde (UBS), ressaltou a importância dessa ação para o controle da tuberculose. “A ação é crucial porque nos permite diagnosticar e tratar a tuberculose de forma mais eficaz. Pacientes com tosse por três semanas ou mais são avaliados e submetidos ao Teste Rápido Molecular (TRM) e à baciloscopia,” disse Ariane. Ela acrescentou que o tratamento dura em média seis meses e realizado na Unidade de Saúde.
Dorilene Melo, farmacêutica bioquímica do Lacem, explicou o papel do laboratório na campanha. “Recebemos o material coletado nas UBS e processamos o TRM, um exame que detecta o DNA do micobactério da tuberculose em até 24 horas. Além disso, o teste identifica possíveis intolerâncias a medicamentos, como a rifampicina,” detalhou Dorilene. Ela também enfatizou a importância das coletas serem feitas em jejum para garantir a sensibilidade do exame.
A campanha “Semanas Vermelhas de Combate à Tuberculose” representa um esforço significativo da SMS de Marabá para combater a tuberculose de forma mais abrangente e eficaz, destacando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para erradicar a doença no município.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen Cristina sob supervisão de Osvaldo Henriques