Saúde: Projeto Semanas Vermelhas chega à UBS Hiroshi Matsuda
A Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizou o Projeto Semanas Vermelhas, de prevenção e combate à tuberculose, na Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá.
O momento contou com palestra sobre a doença, realização do Teste Rápido Molecular feito pelo Laboratório Central e entrega de material informativo. Lilia Moura, coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, explica que um atendimento importante oferecido pelo serviço de saúde é o acompanhamento das pessoas que têm contato com alguém que tem tuberculose.
“São os contatos intradomiciliares, as pessoas que convivem com aquela pessoa que apresentou diagnóstico de tuberculose. Então, o enfermeiro vai fazer o quê? Vai chamar para a unidade todas aquelas pessoas do grupo familiar e avaliar uma por uma. Se ela apresenta tosse, vai seguir um fluxograma diferente. Ele vai pedir o exame, que é o teste, o TRM, se não, vai manter essa vigilância em média 5 anos”, ressalta.
As pessoas que não apresentam sintomas fazem o exame de prova tuberculínica e o raio-x para descartar a doença ou fazer o tratamento de infecção latente de tuberculose.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos