Semanas Vermelhas: UBS Emerson Caselli ganha campanha especial de combate à tuberculose
O Departamento de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizou em 24 de julho, mais uma ação da Campanha Semanas Vermelhas. Desta vez, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Emerson Caselli, localizada no Bairro Independência. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para combater a tuberculose na região, com foco especial em áreas vulneráveis e de difícil acesso.
Lilia Moura, coordenadora de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca a importância de levar a campanha a todas as unidades de saúde, tanto urbanas quanto rurais, além de áreas ainda não cobertas.
A campanha, que geralmente ocorre em março, foi adiada para julho para evitar coincidir com outras campanhas e assim receber mais atenção.
“Essa é a primeira campanha que realizamos em parceria com a La Sena, trazendo-a até as unidades para fazer o rastreio no dia das consultas, explicar a doença e difundir mais sobre seus sintomas, combatendo o preconceito que atrapalha o tratamento”, acrescentou Lilia.
Marcelo Sousa, gerente da UBS Emerson Caselli, ressaltou a importância da campanha para a comunidade e para os profissionais de saúde.
“A campanha é de grande valia para nós, profissionais, e para a população em geral. Chamamos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por estarem em contato direto com os pacientes, facilitando a captação dos mesmos para o tratamento ideal”, afirma Marcelo.
O médico Ismael Fernandes, responsável pela palestra na ação, destacou a gravidade e a prevalência da tuberculose na região.
“É uma doença extremamente infecciosa e prevalente aqui. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas. O tratamento é realizado aqui na UBS, com diagnóstico, solicitação de exames e acompanhamento diário por seis meses”, explica Ismael.
A ação na UBS Emerson Caselli incluiu palestras informativas e a realização de testes para diagnóstico precoce da tuberculose. O evento reforçou a necessidade de identificar e tratar a doença, especialmente em pacientes com sintomas como tosse persistente, febre e emagrecimento. Além disso, os familiares de pacientes diagnosticados também são investigados para tuberculose latente, garantindo um controle mais amplo da doença.
A Campanha Semanas Vermelhas segue com ações em outras unidades de saúde do município, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá em combater a tuberculose e promover a saúde da população. Outras UBS da Zona Urbana também receberam o benefício desta ação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Luís Fernando, sob supervisão de Osvaldo Henriques