Semed: 5ª Mostra Municipal de Educação reúne mais de 2500 alunos e professores
Sob o tema “Saberes em movimento: inclusão, diversidade, arte e cultura”, a mostra traz apresentações de teatro, dança e música
A Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) realiza a 5ª Mostra Municipal de Educação, com o tema “Saberes em movimento: inclusão, diversidade, arte e cultura”. A programação ocorre no Partage Shopping nesta sexta-feira, 29, e no sábado, 30, das 14h às 18h, no Piso L3.
Desde 2017, a Semed realiza a mostra cujo objetivo é apresentar para a sociedade o que as escolas produziram ao longo do ano. Fábio Rogério Rodrigues, diretor geral de Ensino da secretaria, detalha como é planejada a lógica do evento.
“Então, é trazer os estudantes para cá, apresentar o que as escolas, o que esses estudantes produziram, dar protagonismo para os estudantes para que a sociedade conheça e reconheça a importância do trabalho da escola pública. Mostrar o que a escola pública produz de melhor porque, às vezes, a escola pública é estigmatizada. A ideia é trazê-la um pouquinho para fora dos seus muros, mostrar para a sociedade quantos saberes essa escola produz e a sua importância para a sociedade”, afirma.
Entre professores e estudantes são cerca de 2500 pessoas que atuam diretamente na programação, que contou com apresentações de teatro, dança e música voltadas para a temática da edição. Uma das estudantes, Lívia Maria, apresentou-se pela Escola Martinho Motta.
“Estou representando minha escola com uma dança sobre o Dia da Consciência Negra. Tivemos a ideia e ensaiamos. É importante, significativo para representar os povos negros, falar sobre as lutas”, conta.
A professora Maria Marlene Souza participou da mostra com 12 alunos da Educação Infantil que apresentaram uma coreografia fazendo alusão à leitura. Para ela, além da participação, o momento é para as crianças se divertirem aprendendo.
“Hoje, eles vão cantar, dançar e se divertir, mostrar toda a animação, toda a construção feita durante o semestre. Aqui, é o momento em que a gente trabalha esse projeto de incentivo à leitura com as crianças. Nessa fase de 3 anos, essa exploração, imaginação, fluem muito. É importante que a comunidade se aproprie do que as escolas estão construindo, para que nossas escolas sejam cada vez mais valorizadas pela própria comunidade”, ressalta.
Veja a programação completa:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Wellen Oliveira (Sob supervisão)