Semed: Cozinheira torna alimentação escolar mais saborosa e nutritiva para os alunos
No dia 10 de Maio é celebrado o Dia do(a) Cozinheiro(a), profissional que se dedica a preparar refeições com técnica e qualidade. Nossa homenagem a dona Rosa Barros e a todos que se dedicam a arte de cozinhar
Quem não tem uma boa história da merenda preparada nas escolas públicas? Em alguns momentos era preciso entrar na fila novamente para o famoso repeteco, de tão boa que era. E muitos de nós ainda vamos lembrar das merendeiras, cozinheiras de mão cheia, que preparam com tanto carinho aquelas deliciosas refeições que fazia a festa da turma da escola.
E as histórias renovam-se a cada ano, pois a famosa refeição escolar continua muito saborosa e neste dia 10 de maio é comemorado o Dia da Cozinheira, profissional que se destaca pela qualidade dos pratos produzidos e é na escola que se aprende logo cedo a valorizar um bom prato de refeição e dar créditos a quem produz tudo isso com muito carinho.
Na Escola Municipal Duque de Caxias, na Nova Marabá, está a senhora Rosa Maria Barros, cozinheira há mais de 30 ano, e há 10 empresta seus dotes culinários para preparar a merenda escolar de aproximadamente 260 alunos. Eles dizem que todos os dias saem contentes com a alimentação escolar.
A estudante Bruna Kemily Carvalho Vilarins, 13 anos, diz que o diferencial do alimento preparado por dona Rosa Maria é o amor.
“Eu acho ótima as refeições daqui, ela faz com muito amor. Eu gosto muito do frango e da vitamina de cupu”, relata a jovem aluna.
Evelyn Graziele de Menezes, 13 anos, diz que normalmente ela e os amigos sempre repetem o prato.
“A comida é muito boa e muito gostosa e aqui eu repito sempre duas vezes e adoro o pão com queijo e suco de acerola”, elogia.
Lídia Neres Viana, 14 anos, tece elogios e agradece as refeições de todos os dias na escola.
“Eu acho uma comida excelente, é feita com amor e com muito carinho. Agradeço a ela por fazer a nossa refeição sempre muito boa”, diz.
Rosa Maria Barros diz que o segredo é fazer tudo com muito cuidado, atenção e saber dosar cada ingrediente. Ela chegou na escola há 10 anos, diz estar realizada com o trabalho de preparar alimentos para as crianças e sabe que contribui também para o desenvolvimento deles na escola.
“Dou graças a Deus, estou muito feliz e tudo que fazemos eles gostam. Fico satisfeita em trabalhar agradando as pessoas e contribuindo com a Educação, pois uma criança bem alimentada tem melhor aproveitamento na escola”, comenta.
Logo cedo, ela chega e já vai preparar a alimentação escolar, cortando os legumes, verduras, o frango ou a carne, preparando o arroz e o feijão e separando a polpa para o suco do dia. Todo preparo é uma arte nas mãos de Rosa Maria, que mesmo sendo uma alimentação com os ingredientes básicos do dia a dia, não deixa de ter sempre um grande diferencial por ser preparado com muito carinho.
Rosa Maria Barros recebe elogios de todos os servidores da escola e não seria diferente com a Ana Cláudia Miranda, gestora da escola. Ela diz que a alimentação preparada deu um grande salto de qualidade desde a sua chegada na escola.
“A dona Rosa é uma servidora nota 10, chega todos os dias no horário, dedica-se a fazer uma boa alimentação para as crianças e tem um diferencial porque capricha diariamente ao fazer uma comida que preza pelo sabor, coisa que ela entende muito bem”, destaca Ana Cláudia Miranda.
O Dia do(a) Cozinheiro(a) é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio. A data foi escolhida em razão da aprovação da Lei Nº. 6.049/2005, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. A celebração homenageia o profissional que se dedica a preparar refeições com técnica e qualidade. Os cozinheiros podem atuar em restaurantes, hospitais, empresas ou em escolas, mas os que trabalham em escolas possuem uma dia exclusivo para as homenagens, o Dia da(o) Merendeira (o) Escolar, em 30 de Outubro.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes