Semed: Desfile cívico-militar em celebração à Semana da Pátria no núcleo Morada Nova
Na manhã desta terça-feira, 03, o núcleo Morada Nova deu início aos desfiles cívico-militares na zona urbana de Marabá, em comemoração à Semana da Pátria. Com o tema “Educação para Equidade: Identidade, Pluralidade e Direito à Aprendizagem” mais de 2200 estudantes e participantes de outras instituições desfilaram na Avenida Tocantins.
A concentração iniciou às 7h da manhã e teve a participação dos Núcleos de Educação Infantil Raimunda Oliveira, Maria Pereira de Sousa Nunes “Tia Cleide” e Tarsila do Amaral; das Escolas Arco íris, Fé em Deus, Paulo Umbelino Ferreira, Izaura de Fátima Nocetti e Pedro Peres Fontenele. Também participaram as bandas da Escola Cristo Rei, Fundação Casa da Cultura e Estação Conhecimento, Clube de Desbravadores, Projeto Social de Capoeira “Educando com Arte”, Exército Brasileiro, Assembleia de Deus Madureira e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP).
Tatiana Macedo chegou cedo com a filha Sofia, 9 anos, que é aluna da Escola Izaura de Fátima Nocetti. Ela compartilha o sentimento de acompanhar a filha no desfile.
“É a primeira vez que ela desfila. Eu acho muito importante ela participar, ainda mais que o tema dela ‘Todos iguais na diferença’, que eles têm que estar por dentro do assunto para saber lidar com os coleguinhas que não são iguais a eles. É importante, as crianças têm que aprender a respeitar uns aos outros e respeitar as diferenças”, afirma.
A aluna Evellyn Raiol participou do desfile como porta-bandeira da Escola Izaura de Fátima Nocetti e antes de se apresentar na avenida falou de sua expectativa.
“Eu vou levar a bandeira da minha escola. Eu creio que esse desfile vai ser muito bom, estou colocando muita expectativa, tem muita gente, estou muito ansiosa para o desfile e eu acho que vai ser top. Os temas tratados são bem importantes como racismo, poluição, para todos saberem e ficarem cientes”, pontuou.
As escolas aproveitaram o desfile para levar ao público temas importantes como inclusão, acessibilidade, igualdade, pluralidade cultural e defesa do meio ambiente atreladas ao âmbito da educação. O público acompanhou os alunos que representavam profissões, danças, esportes, regiões do Brasil e a diversidade étnico-racial.
A Escola Indígena Tatakti Kyikatejê também participou levando mensagens de combate às queimadas e sobre a demarcação de terras.
O desfile também foi o momento de mostrar à sociedade os projetos que dão certo dentro do ambiente escolar como a Banda de Fanfarra Som do Arco da Escola Arco íris, um projeto realizado em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá. Regina Corrente acompanhou a filha Melina, que se apresentou com os pratos na banda. Ela celebra a importância do projeto na vida da filha.
“Isso é um orgulho muito grande. Eu não tenho nem palavras para dizer o quanto é importante para a gente ver a trajetória dos nossos filhos fazendo parte de uma banda de fanfarra. É um incentivo muito grande, até melhora no colégio. Quando fala ‘hoje vai ter ensaio da banda’ é uma alegria enorme. Eu espero que esse projeto nunca acabe e que se expanda mais”, ressalta.
A empresária Jordane Ribeiro cresceu em Morada Nova e relembra os desfiles que participou. Para ela, esse momento é importante por promover valores necessários para as crianças e adolescentes.
“Eu acho um momento muito importante, principalmente para as crianças porque eu nasci e me criei aqui e ficava super ansiosa nos desfiles, participei de todos. As crianças são o nosso futuro então acho que tem que incentivar a cultura, o esporte, é muito importante”, afirma.
O último grupo a se apresentar foi composto pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), que atuaram na organização, tendo à frente a titular da secretaria, Marilza Leite, que fez um balanço do desfile.
“Estamos muito felizes. Participação maciça, todos envolvidos, trabalhando um tema maravilhoso, que é a educação para a equidade, identidade, pluralidade e direito à educação. Essa é a nossa meta. Muito feliz mesmo. Tudo dando muito certo. Estamos concluindo o desfile com o sentimento de dever cumprido e muito felizes”, observou.
Os próximos desfiles na zona urbana serão na Avenida Magalhães Barata, no núcleo São Félix, quinta-feira, 05, e na Avenida Antônio Maia, Marabá Pioneira, no sábado, dia 7.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Wellen Oliveira