Semed: Dia da Alimentação Escolar no NEI Rafael Fernandes mostra autonomia das crianças na escolha da refeição
Uma experiência pra lá de deliciosa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, com as crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rafael Fernandes, Folha 33. Para celebrar o Dia Nacional da Alimentação Escolar, comemorado nesta data, o NEI adota uma nova forma das crianças se alimentarem de maneira que aprendam mais sobre autonomia, seleção dos alimentos e dosagem do que estão consumindo.
A iniciativa do núcleo mescla a parte pedagógica com a aprendizagem sobre a alimentação saudável, orientando os pequenos sobre os benefícios de uma boa escolha pautada no consumo diário de proteínas e vitaminas necessários para um bom crescimento, com saúde e muita energia.
“Essa ideia, estamos amadurecendo há bastante tempo, cria um momento prazeroso na hora da alimentação saudável e eles escolhem o que querem comer. É importante começar na primeira infância, com uma boa alimentação saudável, ingestão de frutas e verduras, para que as crianças cresçam, aprendam e levem para o futuro”, enfatiza a professora Valdíria Sousa Rodrigues, gestora do NEI.
Todos os itens do cardápio escolar foram oferecidos separados aos alunos, em recipientes diferentes, contendo arroz, feijão, frango, frutas e verduras, além do suco de variados sabores. Em fila, os alunos, utilizando pratos de vidros e colheres, serviam-se na medida que iriam alimentar-se, no sistema self-service, sempre acompanhados pelas professoras e da coordenadora da escola.
“Hoje a escola trabalha a alimentação saudável associada a um ato pedagógico, para dar autonomia para as crianças também se servirem. O carro-chefe da alimentação escolar daqui de Marabá é garantir uma alimentação diversificada, composta de proteínas, carboidratos, frutas, legumes, que atendem às diretrizes do programa de alimentação escolar. E o que a gente espera é o capricho das merendeiras, o capricho da gestão da escola, no sentido de fazer o trabalho tão bonito como essa escola também está fazendo”, destaca a nutricionista Helen Cristina Saraiva, Responsável Técnica da Coordenadoria de Alimentação Escolar.
O Ministério da Educação (MEC) celebra hoje, 21 de outubro, o Dia Nacional da Alimentação Escolar e tem muito a comemorar. o Programa Nacional de Alimentação Escolar ( Pnae) é considerado o maior e melhor do mundo. Em Marabá, são oferecidas diariamente cerca de 150 mil refeições para atender um grupo de 68 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino, sendo 56 mil do Ensino Fundamental e cerca de 12 mil do Ensino Médio.
Em razão do atendimento às escolas e Núcleos de Educação Infantil em suas respectivas modalidades (Ensino Fundamental, Médio, Educação Infantil, EJA e Ensino Integral), uma grande logística é adotada pela gestão. Os caminhões transportam e distribuem os 27 itens alimentícios do pregão eletrônico e outros 20 itens da agricultura familiar, compondo os 47 itens que fazem parte da alimentação escolar no município.
“Eu achei muito interessante porque as crianças se alimentam melhor, a gente vê que eles têm coordenação motora, foi excelente ver que eles comeram melhor. Antes, não comiam tanto, estragavam muita comida e hoje eu percebi que eles se alimentaram melhor, colocaram a alimentação, depois terminaram de comer. Achei muito prazeroso”, observa a professora Lucineia Moraes Feitosa.
A experiência realizada no NEI Rafael Fernandes foi muito bem avaliada pela gestão da unidade e também pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. O projeto realizado a partir de observações no dia a dia dos alunos tem como foco melhorar o desenvolvimento das crianças.
“Uma alimentação saudável na escola influencia no desenvolvimento do aluno e é essencial à saúde infantil, trazendo mais qualidade de vida para os pequenos”, afirma Valdíria Sousa Rodrigues, gestora do NEI.
Gláucia Nogueira, Coordenadora de Alimentação Escolar/Semed, ressalta que a implantação do self-service mostra que as crianças têm um pouco de seletividade alimentar, mas fazem escolhas de acordo com suas aptidões e instruídos para servir a quantidade que realmente vão comer.
“Viemos acompanhar a implantação do Self-Service na escola e observamos o tanto que é importante alinhar a parte do pedagógico com a alimentação porque percebemos que as crianças têm um pouco de seletividade alimentar, escolhem os alimentos que gostam, que têm mais aptidão, observam e repetem. Achei bastante interessante o empenho dos professores em acompanhar e instruir sobre servir de forma consciente a quantidade que vai comer e foi um êxito. Ficamos maravilhados em ver que foi bastante aceito pelos alunos, eles se sentiram importantes como observamos na fala de alguns alunos. É maravilhoso acompanhar esse processo e ver que estão se alimentando da forma devida”, afirma Gláucia Nogueira, Coordenadora de Alimentação Escolar/Semed.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio