O acolhimento a mães, pais e responsáveis de alunos com deficiência é o principal objetivo do Construindo Pontes de Saberes, iniciativa do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 02, na Escola Walquise Viana, no São Félix I.

O encontro também reuniu pais e responsáveis de crianças atendidas pela Educação Especial das escolas Maria Luzia Oliveira, Maria Rosa Domingues Sá, Jarbas Passarinho, Julieta Gomes Leitão e Nossa Senhora de Fátima. Todas no núcleo São Félix.

O projeto surgiu a partir da observação da equipe multiprofissional de que era necessário ter um espaço de acolhimento para a família desses alunos, principalmente para compartilhar experiências e tirar dúvidas.

“A equipe multiprofissional pensou o projeto com temas específicos. Ele vai ocorrer todas as segundas-feiras no mês de junho para que a gente possa fazer uma roda de conversa com esses familiares, onde vai ter uma equipe capacitada fazendo uma escuta sensível e acolhedora para que a gente possa fortalecer vínculo entre escola, departamento de Educação Especial e família”, ressalta Thais Mendes.

Segundo Karine Costa, fonoaudióloga que faz parte da equipe do Departamento de Educação Especial, o objetivo do projeto é atender às famílias dos alunos, em um público que é composto em grande parte por mães solo.

“Então, elas se veem muito sobrecarregadas em relação à educação, em garantir que essa criança receba os atendimentos que ela precisa. E a gente queria justamente buscar algo que pudesse fortalecer, trocar experiências, escutar, fazer orientações mais precisas para poder contribuir com esse processo de desenvolvimento dessas crianças com deficiência”, explica.

Além do que foi ressaltado, segundo a equipe, o Construindo Pontes de Saberes visa também promover maior conhecimento sobre os direitos das crianças com deficiência, debater suas potencialidades e criar estratégias em um conjunto entre família, departamento e escola que tenham como fim o desenvolvimento pedagógico e emocional do aluno.

Entre outros objetivos, estão a importância de promover o brincar como uma ferramenta de aprendizado, interação social e de desenvolvimento cognitivo dos alunos e o estímulo à linguagem para aqueles que tiverem essa dificuldade.

O filho de Maiara Souza estuda na Escola Jarbas Passarinho e faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela ressalta a importância do AEE, o impacto que tem na vida do aluno e como avalia o momento de acolhimento.

“Esse momento é bom porque a gente tira dúvidas e aprender nunca é demais. Muitas pessoas acham que as crianças vêm para o AEE só para brincar, mexer com brinquedo e não. No AEE, eles aprendem muita coisa, interagir com a sociedade, memorização, concentração. Quando meu filho está no AEE, ele interage com os coleguinhas. Isso já é uma aprendizagem. Ele faz atividade, brinca com brinquedos de memorização”, comenta.

Para Sheila Alves, o momento proporcionado pelo departamento é importante principalmente por poder compartilhar experiências entre os participantes.

“É muito bom porque, às vezes, a gente não sabe de uma coisa, sabe mais coisas, a gente vai atrás para conseguir algumas coisas para os nossos filhos. Aí, a gente ajuda outras mães que não sabem. Só agradecer por esse momento especial”, afirma.

A programação ocorre em outras escolas da rede municipal de ensino e conta com o apoio de estudantes de psicologia da Unama. A equipe multiprofissional do departamento é composta por profissionais da assistência social, psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes