Semed: Jornada Pedagógica 2021 discute desafios do ensino remoto
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mais de 800 milhões de estudantes ao redor do mundo foram atingidos diretamente pela pandemia do novo coronavírus, com escolas fechadas, interrompendo o ciclo de aprendizagem. Diante dos novos desafios, instituições voltadas para a educação buscam soluções que diminuam os efeitos da pandemia na vida dos estudantes. É nesse contexto que a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) realiza a Jornada Pedagógica 2021 com o tema “As possibilidades de ensinar e aprender no ensino remoto”.
Com o fechamento das escolas, alunos, professores e gestores têm buscado se adaptar à nova realidade e o ensino remoto tem sido um desafio. Apesar disso, iniciativas como a proposta pela Jornada Pedagógica deste ano têm demonstrado o quanto é importante buscar o diálogo e a união para a resolução de problemas trazidos pela pandemia.
A série de lives e videoconferências que estão acontecendo pelo canal do Youtube e pela página do Facebook da SEMED, vem com temáticas importantes relacionadas ao assunto, buscando contemplar aspectos sobre o ensino à distância, como o uso de ferramentas digitais e a aplicação delas nas aulas.
“Nós estamos considerando o contexto atual de aula. Essa programação tem por objetivo abrir as possibilidades para que o professor consiga se sair bem diante dos desafios do ensino remoto, buscar estratégias e conhecimento para lidar com a situação atual”, destaca o diretor de ensino urbano de Marabá, Fabio Rogério Rodrigues Gomes.
Entre os temas abordados nas discussões nas lives e videoconferências estão o uso de plataformas como Class Room (Google Sala de Aula), o planejamento de acolhimento aos alunos e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência no ensino remoto, além do continuum curricular que é a base dos objetivos de aprendizagem essenciais para o ano letivo.
“Nós também temos nessa Jornada, uma Live com uma fonoaudióloga sobre etiqueta respiratória para professores, porque achamos importante o docente ministrar uma aula usando máscara. É um desafio. Saber respirar na hora certa, fazer com que a voz seja ouvida pelos alunos”, comenta Fabio Rogério Gomes.
Os professores da zona rural também participam da programação com live voltada para eles sobre os limites e possibilidades dos educadores do campo no contexto da pandemia, ministrada por Rosimere Scalabrin do Instituto Federal do Pará, campus Castanhal. Para Ademar da Luz Filho, diretor de ensino no campo da Semed, é importante ter uma formação voltada para os professores da zona rural pelos desafios a mais que eles enfrentam.
“A maioria das nossas escolas da zona rural tem acesso à internet. O mesmo não acontece com a maioria dos alunos, por isso é importante elaborar estratégias que alcancem essas áreas. É por isso que há uma diversificação, um fomento para que os professores desenvolvam suas práticas”, destaca Ademar.
Nessas zonas, os professores fazem grupos no WhatsApp com os alunos e realizam orientações com, no máximo, três estudantes. No mês de abril, a Semed também irá viabilizar a impressão do material didático para entrega aos estudantes das zonas rural e urbana.
Durante o mês de abril, a Semed também viabilizará uma plataforma de aulas on-line no site da secretaria. Pelo sistema, professores e alunos terão logins e senhas para ter acesso ao espaço virtual de aula.
Para a professora de língua inglesa da Escola Municipal Anísio Teixeira, Aliny Mendes, a formação continuada proposta pela Jornada Pedagógica é importante para que o docente esteja sempre atento às adaptações necessárias.
“Nesse sentido, a jornada que está acontecendo nessa primeira semana do ano letivo de 2021 tem seu valor pela formação acadêmica dos responsáveis pelas discussões. É importante destacar o diálogo entre os profissionais da rede que a formação oferece”, comenta a professora, uma das 2.200 docentes que participam da programação.
Entre os palestrantes, estão professores da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e representantes da Fundação Lemann e Instituto Reúna, organizações voltadas para a educação. A professora Aliny ainda destaca que a realidade de cada escola tem suas peculiaridades, com dificuldades e êxitos no desenvolvimento das atividades diante da impossibilidade das aulas presenciais.
Durante o mês de abril, as aulas serão por ensino remoto. A flexibilização para o ensino híbrido ou aula presencial depende das deliberações do comitê gestor da crise sanitária do município.
Serviço: A programação da Jornada Pedagógica começou hoje (06) e segue até sexta-feira (09) pelo canal do Youtube e página do fecebook da SEMED.
Abaixo você confere a programação de Lives e Videoconferências da jornada:
Veja outras imagens:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação