Semed: Naetea celebra Dia de Conscientização sobre Autismo com programação no shopping
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado ontem, 2 de abril, foi comemorado com uma programação diferenciada pelo Núcleo de Atendimento Especializado para Alunos do Espectro Autista (Naetea), que aconteceu no Piso L2 do Partage Shopping, no período da tarde.
Cerca de 100 pessoas, entre alunos atendidos pelo Naetea, seus familiares e representantes de diversos órgãos e instituições participaram do momento.
A coordenadora geral do núcleo, Núcia Rodrigues, pontua a relevância de realizar um evento abordando a data.
“A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de levar esclarecimentos e reduzir preconceitos porque as pessoas atípicas podem e devem ocupar seus espaços na sociedade porque elas possuem competências, habilidades, capacidades que devem ser valorizadas e respeitadas. O Naetea idealizou esse momento para conscientizar a sociedade, levar esclarecimentos sobre o que é o transtorno do Espectro Autista”, afirma.
A programação contou com apresentações de poema, encenação e música envolvendo os alunos, além de atividades como pintura facial e lanche. Amy Rodrigues ressalta a importância de compartilhar esse momento com a sociedade e observa o quanto sua filha Valentina, de 7 anos, tem se desenvolvido depois que começou a ser atendida pelo Naetea.
“A minha filha faz parte do Naetea e eu acho muito importante esses eventos para que a população veja o serviço que é prestado, para que as pessoas compreendam e entendam que nossos filhos podem estar em todos os lugares. Essas crianças são iguais as outras, precisam de uma atenção maior, mas isso não pode ser limitado a um espaço fechado. Então, aqui é o momento de outras pessoas, pais típicos verem o trabalho que é feito, como é feito, saber os profissionais que fazem parte e como funciona o trabalho de cada um. Muito orgulho de vê-la cada vez mais evoluindo. É um sonho que a gente almeja”, declara.
Para Fábio Rogério Rodrigues, diretor geral de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), estas programações são necessárias para dar apoio à rede que está em volta do aluno, principalmente a família.
“A Semed, por meio do Naetea, aproveitou desse dia para criar esse momento de conscientização, em um espaço de uso coletivo, que recebe pessoas de todas as formas. O objetivo é apoiar a família, apoiar os estudantes e o núcleo que está fazendo um trabalho para que essas crianças possam levar a vida com naturalidade, seguindo seu dia a dia”, destacou.
Texto: Ronaldo Palheta e Nathália Costa
Fotos: Secom