A criatividade e o protagonismo estudantil tomaram conta da Escola Pedro Peres Fontenelle, no núcleo Morada Nova, durante a realização do Show de Talentos 2025, uma atividade que valoriza as múltiplas habilidades dos alunos como instrumento de integração, expressão artística e promoção social. Com o tema “Nossa Amazônia tem Talento”, o evento destacou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que vai acontecer em novembro, em Belém, e por conta da relevância do evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adotou essa temática como base para ações pedagógicas nas escolas da rede. A proposta busca integrar os conteúdos curriculares a práticas conscientes e sustentáveis. A iniciativa reforça o papel da educação como agente de transformação, estimulando o protagonismo estudantil e o respeito à biodiversidade da região.

Sob a coordenação dos professores da escola, liderados pela professora Auricélia Carvalho e da diretora Helena Viana, o Show de Talentos envolveu turmas do 6º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação contou com apresentações individuais e em grupo, nas mais diversas linguagens, desde música e dança até artes visuais e culinária amazônica. As performances foram organizadas em oito categorias: Música e Canto Autoral ou Regional; Dança Regional e Contemporânea; Teatro e Esquetes Temáticas; Declamação de Poesias ou Cordéis; Artes Visuais e Pinturas; Moda Sustentável; Saberes Tradicionais e Culinária Amazônica; e Instrumentos Musicais Regionais.

Entre os destaques, estiveram a exposição de pinturas em madeira reaproveitada feita pelos alunos do 6º Ano. O desfile com temáticas sustentáveis, protagonizado pelos alunos dos 8° e 9° anos. Os objetivos do desfile eram despertar o potencial criativo dos alunos, incentivando a busca por soluções inovadoras e sustentáveis na moda. Reconhecer e valorizar o trabalho manual e a produção artesanal, incentivando a autonomia e o desenvolvimento de habilidades manuais. Apresentações de carimbó, teatro folclórico, declamação de cordéis e interpretações musicais, também fizeram parte da programação, além da participação dos alunos que fazem parte do Projeto Música em Todo o Canto, ministrado pelo professor Gabriel Rocha, da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

A participação no Show de Talentos exigiu comprometimento e responsabilidade dos alunos. Todos os participantes estavam regularmente matriculados e em dia com a frequência escolar, além de terem seguido um regulamento acompanhado por seus professores conselheiros. A iniciativa faz parte do Plano de Ação da escola que reforça o papel da educação na formação cidadã e no estímulo à criatividade e à consciência ambiental.

“Mais do que um palco para apresentações, o evento se consolida como um espaço de pertencimento, celebração da cultura local e construção de um futuro mais justo e sustentável. Parabéns, aos meus alunos! Os objetivos foram alcançados com sucesso. Estou muitissimamente orgulhosa do empenho de todos”, elogiou a professora Auricélia Carvalho.

Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Acervo Pessoal