Semed: Programação lúdica e e apresentações marcam retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino
A primeira segunda-feira de agosto, 5, começou cheia de alegria com o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino em Marabá. Com uma programação diversificada e lúdica, cerca de 50 mil alunos de todas as 160 escolas municipais e 36 Núcleos de Educação Infantil (NEI), voltaram à rotina de aprendizado. Professores, gestores, coordenadores, agentes de portarias e merendeiras se prepararam para receber o principal personagem da escola.
Para a professora Denise Jadão, que atua há cerca de 1 ano na Escola José Mendonça Vergolino, Marabá Pioneira, o momento de retorno ao período letivo marcou a continuação do que já foi trabalhado no primeiro semestre.
“O retorno sempre é uma expectativa bem grande pra gente em relação ao aprendizado, e os alunos sempre ficam bastante felizes em voltar a esse ambiente. Eles estão bem empolgados em continuar o ano letivo. Isso é muito compensador para nós professores”, destaca.
A empolgação também toma conta do pequeno Davi Lucas Barbosa, 9 anos, que cursa o 3º ano.
“Foi bom porque eu queria estudar. Eu estava com saudade dos meus colegas e da professora também”, comenta.
Os Núcleos de Educação Infantil também promoveram atividades especiais para os alunos. A diretora do NEI Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, Josiane Almeida, explica sobre a organização realizada pela equipe dias antes.
“A gente prepara com bastante carinho e amor toda essa acolhida para os nossos alunos, porque a educação infantil é isso, é aprender através do brincar. Além disso, a semana de volta às aulas sempre é diferente do habitual, com muitas dinâmicas e brincadeiras”, elucida.
Na Escola Cristo Rei, a garotada foi recepcionada com música e coreografias. Toda a organização foi antecipada semanas antes, como enfatiza a gestora Gleide Hartuique.
“Foi uma expectativa grandiosa em rever nossos alunos chegando alegres e sendo acolhidos com os cartazes e apresentações que fizemos com muito carinho. Nós temos vários projetos a continuar neste segundo semestre de 2024 com eles”, pontua.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Wellen Oliveira