Semel: 2ª Trilha do Lado de K reúne 200 ciclistas na Vila Murumuru, em percurso de 80km
Momentos de muita emoção, adrenalina e diversão marcaram a realização da 2ª Trilha do Lado de K, na vila de Murumuru, distante 32 quilômetros do centro da cidade, na manhã deste domingo, 2 de junho. A recepção aos participantes e o café da manhã aconteceram na Chácara da Dona Lourdes.
Ao todo, foram 200 inscritos de 21 municípios e três estados: Pará, Maranhão e Tocantins. Só de Marabá foram 110 inscritos e todo o evento recebeu o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Os participantes foram distribuídos em quatro categorias: Elite, Master, Dupla Mista e Cicloturismo, tanto masculino quanto feminino e os cinco primeiros colocados foram premiados.
“É um momento especial pois são meses de trabalho e muita preparação para a realização deste grande evento e só temos que agradecer a Deus e a todos os envolvidos. A cada ano o evento se torna maior”, ressaltou Dean Guimarães, coordenador da Trilha do Lado de K.
O grande nome do ciclismo paraense, a campeã Josy Paixão, foi presença garantida na competição e disse estar bastante confiante. “Preparadíssima sempre, pois pode acontecer uma adversidade mas vamos confiantes”.
Às 6h, os participantes já se encontravam na chácara para degustação do café da manhã, um momento de descontração e de rever amigos. Às 7h, foi o momento da ida até o local da partida. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanhou o evento, assim como uma viatura do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
Naiane Karen Vasconcelos estava ansiosa em participar da trilha, pois iniciou a no ciclismo há apenas três meses. A prática esportiva virou rotina na vida dela. “Estou iniciando ainda e tenho três meses no grupo Loucos por Bike. Comecei a treinar pedalando 40 quilômetros por semana e estou muito feliz em participar. Serão 80 quilômetros. Aqui, ganhei muitos amigos e vou terminar essa trilha se Deus quiser”, enfatizou.
Edilson Ribeiro, presidente da Federação Paraense de Ciclismo, acompanhou todo o evento e se surpreendeu com a organização e a quantidade de participantes.
“Essa é a primeira vez que estamos acompanhando o evento e vamos estudar a inclusão do evento no ranking estadual e trabalhar para que no próximo ano possamos incluir mais categorias e crescer pois vamos fazer uma maior divulgação para a participação de atletas mais competitivos. A ideia é aumentar as categorias e ranquear”, afirmou.
O percurso de 80 quilômetros, passando pela Vila do Deserto, Pau Seco, todas em estradas vicinais, foi vencido em 1 hora e 55 minutos pelo atleta Lorismar Sousa, de Dom Eliseu. “Estamos sempre preparados, pois treinamos muito. Parabenizar a coordenação, aqui é bem organizado, bem estruturado e um percurso que todos podem vir e finalizar com tranquilidade”, observou o vencedor.
A coordenação comemorou a realização de mais um evento sem o registro de ocorrências onde o que mais se viu foi a integração dos grupos e atletas e a emoção em participar da Segunda Trilha do Lado de K.
“O objetivo já está sendo alcançado e vamos tornar cada vez mais um grande encontro de amigos. Aqui o terreno é bacana e o desafio é o sol, ir no seu tempo e chegar nos pontos de apoio para se refrescar, se recuperar e continuar sempre”, agradeceu Danilo Denis Bernardo, colaborador na realização do evento.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos