Meio Ambiente: Semma realiza palestra sobre os perigos de queimadas para alunos do bairro Araguaia
Em mais uma ação referente ao mês do meio ambiente, os alunos da escola José Flávio, no Bairro Araguaia, receberam uma palestra sobre queimadas e cuidado com o meio ambiente, promovida pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A responsável pela palestra foi a bióloga, Aracy Helena Marques, que explica que o intuito da palestra é a conscientização das crianças e que elas levem o conhecimento adquirido para dentro de casa e para os adultos com quem convive.
Ela conta que buscou trabalhar outras questões em relação ao meio ambiente e aplicar exemplos práticos para os jovens. “Não só as queimadas porque fica aquela coisa muito dia da água, dia da água, dia disso, pega o lixo, não. É uma coisa bem maior. Falamos sobre as queimadas e as consequências reais. Dar exemplos práticos e reais do que elas sentem na pele, como o calor e a dificuldade para respirar. Mostrar o que acontece mesmo na cidade, da diferença da temperatura entre os núcleos. Por exemplo, alguns que são mais arborizados”, exemplifica a bióloga.
Ela conta também que o DEA atua em várias escolas ao longo do ano, principalmente durante esse período do verão. “As escolas solicitam as palestras, existe um cronograma, esse mês é bem intenso nesse sentido, o mês de julho e o mês de agosto costumam ser bem solicitados, porque é os meses em que Marabá mais sofre, que nós sofremos mais aqui, com as consequências dos nossos próprios atos”, reforça.
A solicitação foi feita pelo coordenador pedagógico da escola, José Fernandes. Ele explica que o bairro Araguaia é um em que ocorrem muitas queimadas nesse período e sentiu a necessidade de trazer isso às crianças. Ele ressalta que a palestra faz parte de um projeto ambiental maior que a escola executa durante o ano.
“A população aqui do bairro sofre muito com essa questão E, em virtude disso, nós temos um projeto aqui na escola que é sobre preservação ao meio ambiente. Então, achamos interessante promover uma palestra vinda diretamente da SEMMA para que os alunos adquiram esse conhecimento. Depois temos a socialização no pós-palestra, que os professores, juntamente comigo, debatemos e verificamos o conhecimento que foi adquirido”, reitera.
Se depender da Esther Karolynnie, 11 anos, a palestra foi aprovada. “Eu aprendi que não podemos desmatar o meio ambiente e eu gostei muito da palestra. Achei muito interessante. Vou falar para o pessoal lá em casa não fazer mais queimada porque que vivemos no meio e temos que cuidar dele”, comenta a estudante do 5º ano.
O Maicon dos Santos, 10 anos, também disse ter gostado do que aprendeu. “Eu gostei porque ensina a gente a como conviver e cuidar mais da natureza. Não queimar as florestas e saber reconhecer os lugares dos animais. Lá em casa, quando a gente pega as folhas das árvores, a gente costuma queimar. A gente não vai fazer isso mais não, porque isso pode acabar com o lugar dos animais e da gente”, comenta o garoto.
A palestra atendeu cerca de 150 alunos do quarto e quinto ano da escola.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Pereira sob supervisão de Osvaldo Henriques