Meio Ambiente: Projeto Quelônios Marabá recebe visita de alunos de escola pública
Doze alunos da Escola Cristo Rei, localizada no bairro Jardim União conhecem de perto as ações do Projeto Quelônios na Praia do Tucunaré
Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Cristo Rei, localizada no bairro Jardim União, participaram na manhã desta sexta-feira, 11, de uma atividade sobre meio ambiente relacionada à disciplina de Estudos Amazônicos. Doze alunos foram conhecer de perto as ações do Projeto Quelônios Marabá, localizado na Praia do Tucunaré.
O projeto é mantido pela Prefeitura de Marabá através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com empresas privadas e com o Núcleo de Estudos em Educação Ambiental da Unifesspa (Neam). O projeto realiza o programa “Escola da Ilha”, com o objetivo de receber alunos da rede pública e privada do município.
“A Semma, através do Departamento de Educação Ambiental, desenvolve o projeto chamado Agenda Ambiental da Escola Pública, no qual selecionamos de quatro a dez escolas, para participar desse projeto. No projeto da Agenda Ambiental, nós temos algumas atividades externas com nossos alunos. A visita ao projeto Quelônios, foi incorporada há uns três anos. Esse é o nosso quarto ano. É um local que a gente traz os alunos para que eles possam conhecer de perto o manejo ambiental, a preservação das tartarugas, das tracajás, para que possamos difundir para a sociedade, cada vez mais, que existe esse projeto de preservação”, destaca Carleans Pereira, do Departamento de Educação Ambiental/Semma.
A visita aconteceu por etapas, incluindo uma palestra prévia para conhecer o projeto e como ele foi desenvolvido, seguido de uma visita até os ninhos dos ovos das tartarugas, visita aos tanques onde já estão algumas tartarugas e tracajás e na sequência um passeio pela trilha que dá acesso ao local onde as traças fazem a desova, sempre os alunos acompanhados pela especialista que trabalha no projeto.
Para Amarildo Souza, professor de Geografia e Estudos Amazônicos, o trabalho de levar os alunos a conhecer projetos desta natureza favorece a ampliação de conhecimentos sobre a Educação Ambiental desenvolvida na escola.
“Acho que os alunos aprendem um pouco mais com as atividades de campo, para a Geografia em especial e também para os Estudos Amazônicos. Há uma contribuição imensa, porque os alunos têm a possibilidade de verificar in loco aquilo que discutimos em sala de aula”, enfatiza.
Juan Carlos Lima Medeiros, aluno do 8º ano, diz que o lugar despertou bastante sua atenção.
“O ambiente aqui é muito acolhedor, aconchegante, eu gostei muito do lugar. É um lugar assim que a gente tem contato direto com a natureza, pode observar o rio com uma vegetação protegida e é da nossa região. Tem preservação e também a questão dos quelônios, preservar os quelônios, defender a natureza”, diz contente o aluno Juan, 13 anos.
A estudante Andressa Silva, 14 anos, diz que é preciso conhecer para defender o meio ambiente.
“Achei muito interessante, pois poucas pessoas conhecem e os alunos vão divulgar e saber da importância de defender as tracajás, pois estão quase na lista de extinção e devemos trabalhar a questão ambiental sempre”, explica.
A geógrafa Daria Oliveira, integrante do NEAM, foi a responsável por acompanhar o grupo de alunos e professores em cada um dos espaços e orientar sobre as ações e o projeto.
“Aqui funciona a base de manejo de duas espécies importantes da fauna amazônica. Em 2016 iniciamos esse trabalho de coletar os ovos e depois a soltura dos quelônios. O trabalho é de preservação, além de conscientizar a população que devemos devolver os quelônios ao rio e as escolas são uma parceria importante”, destaca.
O Programa “Escola da Ilha” fica localizado na Base do Projeto Quelônios, na Praia do Tucunaré em Marabá/PA. O Programa visa atender estudantes das escolas que queiram conhecer o espaço, além das universidades, professores, pesquisadores e o público em geral. Na “Escola da Ilha” podem ser trabalhadas diversas temáticas ligadas à Educação Ambiental crítica, como a perspectiva da biodiversidade ecológica dos rios, o descarte correto do lixo e o manejo das espécies de quelônios (tracajá tartaruga-da-amazônia), dentre outras temáticas importantes para o equilíbrio natural da biodiversidade.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio