Semtur: Comunidade ganha Curso Profissionalizante de Recepcionista de Hotel
Este curso é uma realização da Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Em busca de melhorias na qualificação profissional para realizar os serviços ligados ao turismo em Marabá, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) promove durante esta semana um Curso Profissionalizante de Recepcionista de Hotel. O curso tem 40 horas de duração e conta com a participação de 17 alunos, entre recepcionistas dos hotéis da cidade e pessoas que buscam se qualificar para a vaga.
O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A responsável por ministrar as aulas é a turismóloga Bruna Paiva.
“A recepção de um hotel é considerada o coração da hotelaria. É onde se tem o principal contato, o primeiro e o último com o turista. Então, o objetivo principal é qualificar esse profissional para receber e atender com qualidade, com excelência, tendo por objetivo o fortalecimento do turismo local em Marabá”, explica a professora.
Entre os ensinamentos ofertados para os alunos estão: Atendimento ao Público e a necessidade de personalizar o referido atendimento, de acordo com as necessidades do cliente.
“É necessário personalizar esse atendimento, fugindo da robotização, trazendo uma necessidade de atender e oferecer o que o cliente está buscando. Abordando técnicas de atendimento, como o sistema de check-in, check-out, administração hoteleira e técnicas básicas da Administração também”, complementa a professora.
Nayara Rodrigues Azevedo é recepcionista em um hotel de Marabá e não deixou de participar para aprimorar sua profissão.
“O que me motivou a fazer o curso foi agregar mais na minha função, porque eu sou recepcionista de hotel e nunca fiz esse curso. Está sendo muito importante para mim. Agrega no meu currículo e tenho aprendido bastante. Tenho esclarecido várias dúvidas”, comenta a profissional.
Elisângela Nunes não atua na área, mas aproveitou a oportunidade para tentar entrar nesse mercado de trabalho.
“É bem interessante. Amplia nossa visão e a gente conhece várias coisas diferentes. Aprendi sobre as estrelas que qualificam os hotéis, sobre recepcionistas, como tratar pessoas mais difíceis. Falamos sobre camareira, recepcionista, restaurante, então o curso abre esses horizontes”, opina a aluna.
Francisco Costa, do setor administrativo da Setur, ressalta que todos os alunos recebem certificado com validade em todo território nacional. Ele agradece Marabá pela hospitalidade e comenta sobre a turma.
“Ficamos por aqui até sexta-feira com esse treinamento. Temos uma turma de 17 alunos, bastante dinâmica, participativa e eu espero que dê tudo certo. Para quem não esteja empregado consiga na área, porque a partir daí eles terão uma certificação dada pelo Senar, que é um órgão nacional e vale em qualquer lugar do Brasil”, destaca.
A ação solicitada pela Semtur faz parte de outras séries de projetos que a secretaria desenvolve em busca da qualificação dos trabalhadores envolvidos com o turismo na cidade. Já foram realizados cursos de Camareira, Condutor de Trilhas e Caminhadas e Observação de Aves.
“Este curso é um dos vários cursos do Programa de Qualificação do Turismo para capacitar e qualificar profissionais e melhorar os serviços turísticos no segmento de hotelaria e da hospedagem. Além de qualificar quem já atua, também dá oportunidades para quem quer ingressar no segmento de hospedagem. Uma novidade foi a procura de pessoas do sexo masculino com interesse em atuar no setor, devido ao crescimento da oferta do mercado. A Semtur já vem realizando vários cursos de camareira, condutor de trilhas e caminhadas, e observação de aves. A diretora de Turismo e presidente do Conselho, Isis Mourão, e o Secretário Caetano Reis buscam parcerias para atrair mais cursos para Marabá e assim promover nosso potencial turístico”, comenta a coordenadora de projetos da Semtur, Cleude Lima.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento