Semtur: Visando a COP30, oficinas promovem qualificação para pessoas que trabalham no veraneio
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio (Sicom) e a Sala do Empreendedor, estão realizando série de oficinas de qualificação para barqueiros rabeteiros, donos de barracas e ambulantes que trabalham no Veraneio Marabaense, visando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) que será realizada em 2025, em Belém.
“É uma oficina direcionada para as pessoas que vão trabalhar na praia do Tucunaré e nas outras praias da cidade. A gente trouxe até aqui profissionais, pessoas da área de agência de viagem, pessoas com experiências importantes, bem sucedidas para ensinar, mostrar, trocar experiências, falar com eles como eles podem melhorar essa qualidade de atendimento, melhorar o negócio deles para que a gente, enquanto cidade possa ser mais atrativo, não só com nossas praias, mas pela receptividade”, explica Isis Mourão, presidente do Conselho Municipal de Turismo e coordenadora de turismo da Sicom.
O evento tem como objetivo também aprimorar as habilidades e conhecimentos dos barqueiros e rabeteiros para oferecer um serviço de qualidade e segurança aos clientes durante o período do veraneio.
Entre os assuntos abordados para barraqueiros e ambulantes estão gestão Financeira e formação de preço, como lidar com as redes sociais, empreendedorismo no verão, qualidade no atendimento, boas práticas para garçons e garçonetes.
Já para barqueiros e rabeteiros também serão abordados o empreendedorismo e gestão financeira, as redes sociais, além de segurança no transporte e qualidade no atendimento.
“Trabalhamos com os dois públicos que tem contato direto com o turismo, tantos barraqueiros ambulantes, rabeteiros e barqueiros. No final teremos entrega de brindes e certificado. Além de todo conhecimento que eles podem adquirir e pensar em coisas que as vezes nunca haviam pensado. Como usar melhor a rede social, por exemplo”, complementa Isis.
A programação tem duração de três dias, iniciando na terça-feira, 14, e indo até está quinta-feira, 16, e ocorre no Instituto Casa da Criança, no Bairro Santa Rosa. Durante o evento, serão apresentado casos de sucesso com profissionais das áreas e especialistas. A programação inicia sempre às 18h30, seguindo até às 21h30.
Um dos palestrantes é o Junior Gava, produtor de conteúdo digital, que conversou com os participantes sobre o uso das redes sociais. Ele é o responsável pela página do Instagram Visite Marabá que divulga as belezas e lugares da nossa cidade.
“Vamos falar sobre a importância deles se inserirem nessa plataforma. Divulgar o seu trabalho. A gente sabe que as redes sociais são, hoje, um portal de entrada para quem está visando a cidade e até para quem mora aqui. Então, vamos apresentar para eles a página, e mostrar como eles podem levar esse conteúdo direcionado para o trabalho deles para alcançar um maior público”, explica.
Uma das participantes que acompanhou as palestras foi a empresária Alessandra Cunha Moraes, que trabalha com um restaurante da cidade. “São palestras educativas, informativas, para que a gente possa receber o nosso turista, o nosso consumidor e a também estabelecer os nossos preços para que eles voltem. Cada vez mais temos olhado para o turismo, por isso vim acompanhar as palestras. Agora tem a questão da COP23 que vai ser aqui no nosso estados e temos que estar todos preparados”, ressalta.
O dono de barraca na praia, Percy dos Santos, também assistiu a palestra sobre “Gestão Financeira: Formação de Preço” e ficou satisfeito com o que aprendeu. “Foi uma palestra muito construtiva para a gente, que é barraqueiro porque, às vezes, a gente não temos o valor acessível aos produtos. Às vezes, a gente cobra mais ou cobra menos e acaba perdendo ou passando um valor muito caro para o cliente. Às vezes, a gente pode perder o cliente. Esse curso ensinou exatamente isso e aprendi muitas coisas que vou aplicar no meu dia a dia”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes