Semtur/Sicom: Oficinas de qualificação para Veraneio 2024 reúnem barqueiros e ambulantes de São Félix e Morada Nova
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio (Sicom) e a Sala do Empreendedor, realizaram várias oficinas de qualificação para barqueiros, rabeteiros, donos de barracas e ambulantes que trabalham no Veraneio Marabaense. No final de julho, foi a vez das oficinas contemplarem o público do núcleo São Félix e Morada Nova. De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Turismo e coordenadora de turismo da Semtur, Ísis Mourão, a ação leva o nome “Verão Qualifica Turismo”, com o objetivo de qualificar a entrega de serviços que promovem o turismo nas praias de Marabá.
“A gente traz uma série de conteúdos que visam melhorar a qualidade em tudo o que for necessário, seja na formalização e operacionalização de serviços. Trazemos também cases de sucesso, pessoas ligadas ao turismo e profissionais para todo esse entorno de São Félix e Morada Nova, para que eles melhorem cada vez mais nesse negócio, inovando, atendendo com qualidade e fazendo o nosso veraneio cada vez melhor”, aborda Ísis.
Entre os assuntos abordados ao público-alvo, estão a Gestão Financeira, formação de preço, como lidar com as redes sociais, empreendedorismo no verão, qualidade no atendimento, boas práticas para garçons e garçonetes. Além disso, a formação visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos barqueiros e rabeteiros para oferecer um serviço de qualidade e segurança aos clientes durante o período do veraneio.
Para a presidente da Associação dos Barraqueiros, ambulantes e barqueiros do núcleo São Félix (Abrapv), Francisca Cláudia da Conceição, a formação é fundamental para a evolução nos serviços oferecidos atualmente.
“A gente sabe que o núcleo São Félix é um pólo turístico rodeado de rios e restaurantes, por isso sempre é bom ter uma formação como essa e nos dá retorno. Os restaurantes são sempre lotados, não vemos reclamação do atendimento e de coisas malfeitas. A gente só tem a agradecer aos organizadores que fazem isso por nós”, reconhece.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Wellen Oliveira