Planejamento: Seplan promove reuniões em todas as secretarias para servidores usarem novo Sistema Eletrônico de Informação
Os servidores públicos municipais participam, nos últimos meses, de treinamentos para apresentação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que é uma plataforma para gestão digital de documentos e processos no âmbito da Prefeitura de Marabá. O titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Controle de Marabá (Seplan), Karam El Hajjar, explica as etapas da implementação do novo sistema.
“Nesse primeiro momento, a gente está capacitando e treinando os servidores das secretarias para eles poderem entender e usarem o SEI. A ideia é o papel zero e não é um processo fácil, é uma mudança de cultura mesmo. Depois, na segunda etapa, nós vamos abrir para o usuário externo”, explica o secretário.
Ainda segundo o secretário, a etapa inicial é necessária para tirar dúvidas dos servidores para que se habituem ao novo sistema, que traz muitas funcionalidades, aprimorando a eficiência do serviço público na gestão de processos.
“Entre as vantagens, destacamos a eficiência dos processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; o controle de nível de acesso; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades. Por meio de uma interface intuitiva, a plataforma oferece ainda funcionalidades específicas, como controle de prazos, estatísticas da unidade, tempo do processo, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, textos padrão, organização de processos, e outros”, detalha.
Para o novo sistema ser implantado, foram necessários investimentos em infraestrutura de tecnologia da informação, com aquisição de novos equipamentos, mais modernos e com maior capacidade de armazenamento para gerenciar os processos de forma digital e eletrônica.
“Temos hoje uma infraestrutura de ponta, com uma capacidade de armazenamento para 288 terabytes. Já possuímos nosso anel em fibra, que é a rede Marabá, que proporciona atendermos mais de 80% das secretarias do município com a rede própria de internet, e agora, com esses novos equipamentos de infraestrutura, poderemos melhorar os serviços disponíveis ao cidadão”, reiterou Karam El Hajjar.
O diretor de Tecnologia da Informação da Seplan, Larvin Santis Sá, explica que os novos equipamentos têm capacidade para atender todo o município, o que acontece de forma gradativa.
“Toda a infraestrutura foi pensada para que nós não tivéssemos problemas com as possíveis falhas. Ela cobre todas as possíveis falhas de rede de funcionamento porque os equipamentos funcionam em conjunto, tanto que, futuramente, o planejamento é tirar um dos equipamentos daqui e colocar em uma outra secretaria para que a gente possa ter mais uma cobertura. A capacidade de armazenamento de 288 terabyte, é uma capacidade de expansão que foi um dos pontos que nós pensamos e que possa atender tranquilamente toda a gestão”, explicou Larvin Santis Sá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos