Servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ganham treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, cujo objetivo é promover a eficiência administrativa

Os servidores dos departamentos que compõem a Secretaria Municipal de Cultura participaram na manhã desta quarta-feira, 22, na Biblioteca Orlando Lobo, de um treinamento sobre o uso da plataforma do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) , que orienta sobre a digitalização e virtualização de documentos e processos da esfera governamental.

O treinamento foi realizado pela advogada Dakcia Souza Araújo Silveira, Diretora de Governança, Licitações e Contratos da Secretaria de Planejamento e Controle (Seplan) da prefeitura de Marabá. Entre os temas trabalhados está a virtualização dos processos licitatórios e aplicação da nova Lei de Licitações.

Dakcia Souza Araújo Silveira, Diretora de Governança, Licitações e Contratos da Seplan

“A minha função no município é implantar a nova Lei de Licitações e com isso é preciso padronizar todas a documentação. Aproveitei essa plataforma e suas exigências para trazer os processos licitatórios para o sistema e ao mesmo tempo implantar todos os demais processos que podemos digitalizar e virtualizar. Treinamos a equipe do órgão de controle interno e assessoria jurídica, as coordenações da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e da Comissão Especial Licitação (CEL)”, explica Dakcia Silveira.

O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos cujo objetivo é promover a eficiência administrativa. A plataforma que está sendo utilizada pelo governo federal foi criada há mais de 10 anos e hoje está sendo desenvolvida pelos governos estaduais e municipais de todo país.

Já utilizam o sistema, as centrais das 12 unidades gestoras das seguintes secretarias e órgãos municipais: Semed, Semad, Seplan, Sevop, Seaspac, SMS, SMSI, Semma, Ipasemar, FCCM, SDU e SSAM, além das Centrais de compras, licitações e protocolos. “Agora estamos nas unidades descentralizadas da Saúde como postos de saúde e departamentos mais afastados e na Educação, estamos nas escolas da zona urbana”, ressalta Dakcia.

A ideia, de acordo com a Diretora de Governança, é que todos as secretarias da atual gestão, realizem seus processos integrados ao sistema. “Dentre as várias reformas na legislação nacional está a transformação do governo em governo digital. Precisamos virtualizar os processos administrativos e escolhemos uma plataforma gratuita, fornecida pelo governo federal. Com isso chegaremos ao nosso objetivo que é papel zero, colaborando com as resoluções da ONU sobre a sustentabilidade”, enfatiza.

De acordo com o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, a utilização da plataforma serve para otimizar os trabalhos e oferece a possibilidade de acompanhar em tempo real todas as etapas dos processos realizados pelas secretarias e departamentos municipais.

Genival Crescêncio, secretário de Cultura

“Hoje nós estamos aqui finalizando esse treinamento do sistema eletrônico de informação, porque além de facilitar alguns trâmites também contribui para a padronização de toda documentação junto à gestão municipal. Pelo sistema, podemos acompanhar todos os passos que o processo faz ao longo das etapas”, pontua.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio