Servidor Público: Amor é a receita da técnica de enfermagem, há 29 anos na Prefeitura
Para quem gosta de servir ao próximo, ser servidor público é uma tarefa fácil.
“Servir ao público com amor”, é assim que a técnica em enfermagem, Adalgiza Mutran Azevedo, 57 anos, descreve a função que exerce há 29 anos, na Prefeitura de Marabá. Adalgiza conta que durante todo esse tempo passou por várias secretarias e setores. O primeiro local foi no Posto de Saúde Pedro Cavalcante, mas também contribuiu com a Seagri, Saci, Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha e atualmente, atua como técnica administrativa no setor de produção do Hospital Materno Infantil onde trabalha com os prontuários dos pacientes. Atuante, a servidora lembra do esforço para a aprovação no concurso de 1990, no qual foi efetivada e fala com orgulho da experiência adquirida na função pública.
“Quando você é um bom servidor não tem chefe ruim. A função pública me ensinou a amar as pessoas, inclusive no trabalho, com a equipe, respeitando os espaços de cada um”, ressalta Adalgiza.
Quando o assunto é a dedicação ao trabalho, ela reforça a teoria que defende com ênfase. “Não pode relaxar, você tem que exercer com amor até o dia da aposentadoria. No setor que me colocar eu vou trabalhar. A gente tem que plantar para poder colher”, declarou a servidora.
Para driblar a questão política, que muitas vezes influência na vida dos funcionários públicos, como por exemplo, a troca de gestão, Adalgiza tem uma receita simples: “continuar servindo ao público com respeito”. O que tem deixado a servidora pensativa é a aproximação da aposentadoria, mas é algo que pode ficar para depois. Além de gostar de trabalhar, ela tem outros planos para o futuro. Adalgisa está se preparando para o próximo concurso público municipal, almeja um cargo na área de assistência social.
“Ao servidor público a minha mensagem é que procure servir sem pisar nas pessoas, viemos ao mundo para servir”, conclui a técnica de enfermagem.